EDUCAÇÃO

UFRGS disponibiliza Leituras Obrigatórias em formato acessível para vestibulandos com deficiência visual

Universidade oferece os materiais em áudio e em arquivo de texto digital exclusivamente a pessoas com deficiência visual

Foto: arquivo Secom/UFRGS
Foto: arquivo Secom/UFRGS

A UFRGS (Universidade Federal do Rio Grande do Sul) disponibiliza em formato acessível as obras que compõem a lista de leituras obrigatórias da prova de Literatura em Língua Portuguesa do Concurso Vestibular 2026. A iniciativa se dá através do Projeto de Extensão LEOA (Leituras Obrigatórias e Acessíveis), do Núcleo de Inclusão e Acessibilidade (Incluir/UFRGS).

A Universidade oferece os materiais em áudio e em arquivo de texto digital. Estes destinam-se exclusivamente a pessoas com deficiência visual, por questões de direito autoral.

Para solicitar acesso, é necessário preencher o formulário disponível no site do Incluir  e aguardar a confirmação do cadastro e as instruções que serão fornecidas por e-mail. Conforme o artigo 46 (inciso I, alínea “d”) da Lei 9610/98 e a Lei n. 10.753/2003, deve-se acessar os conteúdos apenas para uso pessoal. Mais informações pelo e-mail: [email protected].

Leituras Obrigatórias e Acessíveis é um projeto que tem o objetivo de promover o acesso ao direito à literatura, bem como fomentar a equidade entre os candidatos ao Vestibular, por meio da produção e disponibilização de livros em formato áudio e digital das leituras obrigatórias do processo seletivo da UFRGS aos candidatos com deficiência.

Vestibular 2026

Por fim, as inscrições para o Concurso Vestibular 2026 começam em 25 de agosto, com provas aplicadas nos dias 29 e 30 de novembro. O ingresso nos cursos de graduação reserva, entre as vagas de ações afirmativas, oportunidades para pessoas com deficiência oriundas do sistema público de ensino. Além disso, a divulgação das demais informações sobre as inscrições, as ações afirmativas e a aplicação das provas ocorrerá em breve no edital e no Manual do Candidato.