
A Defesa Civil estadual divulgou, no início da tarde deste sábado (17), a relação de municípios do RS com algum tipo de dano em virtude dos temporais que ocorreram de ontem para hoje. Neste momento, são sete as cidades que reportaram danos.
Em Estância Velha, houve alagamentos, árvores quebradas, e abastecimento de energia e água afetados. Em Glorinha, houve falta de energia elétrica em dois bairros e alagamento em 3 ruas centro e 5 estradas do interior.
O município de Osório reportou alagamentos em seis residências e duas casas comerciais. Parobé relatou queda de um muro e água voltando pela rede de esgoto.
Em Santa Cruz do Sul, houve alagamentos pontuais em vias públicas e quatro residências necessitaram de auxílio da Defesa Civil Municipal para entrega de lonas. Santo Expedito do Sul reportou inundação parcial de porão de residência rural, sem danos físicos nem materiais.
Por fim, São José Dos Ausentes reportou chuva forte de granizo em curto espaço de tempo, ocasionou danos em algumas residências e plantações que foram as mais afetadas.
Acumulados e ventanias
Os maiores volumes de chuva registrados no período de 24 horas ocorreram em Campo Bom, onde choveu 82.8 mm, e em Portão, que teve 80.2mm. Também houve ventanias, as mais intensas em Victor Graeff, onde as rajadas chegaram a 64.4km/h, e em Rolante (61.6km/h) e Santa Maria do Herval (60.8km/h).
Inmet
Todo o Rio Grande do Sul está em alerta para chuvas intensas até a manhã de domingo (18). Há um alerta laranja, que abrange a Costa Doce, Região Central, Litoral Norte, Região Metropolitana, Vales, Serra, Norte e Noroeste. As demais áreas estão em alerta amarelo, de menor risco.
Conforme o Instituto, o alerta mais intenso prevê chuva entre 30 e 60 mm/h ou 50 e 100 mm/dia. Também pode haver ventos intensos, entre 60 e 100 km/h.
Seu negócio no Agora RS!
Fale com nosso time comercial e descubra como veicular campanhas de alto impacto, personalizadas para o seu público.