EDUCAÇÃO E CULTURA

UFPel promove exposição, livro e documentário sobre restauração de obras vandalizadas em 8 de janeiro

Iniciativa celebra o papel do patrimônio na preservação da democracia e reúne atividades em Pelotas até junho

Foto: Nauro Junior -Satolep Press
Foto: Nauro Junior -Satolep Press

Pelotas e Rio Grande do Sul - A UFPel (Universidade Federal de Pelotas) promove uma série de atividades culturais relacionadas ao projeto de restauração das obras pertencentes ao acervo do Palácio do Planalto, vandalizadas em 8 de janeiro de 2023. A iniciativa ocorre entre 30 de abril e 27 de junho.

Uma equipe do Curso de Conservação e Restauração de Bens Culturais Móveis da UFPel restauraram as peças ao longo do ano passado. Na programação, estão exposição, lançamento de livro, aula inaugural, lançamento de documentário e ações educativas em escolas.

O projeto recebeu o nome de “Patrimônio Cultural dos Palácios Presidenciais: valorização e promoção da democracia a partir da conservação-restauração dos bens culturais vandalizados do Palácio do Planalto”. O desenvolvimento coube ao Laboratório Aberto de Conservação e Restauração de Pintura (Lacorpi-UFPel).

A iniciativa conta com a parceria do IPHAN (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional) e da DCPP (Diretoria Curatorial dos Palácios Presidenciais). Além disso, a FDMS (Fundação Delfim Mendes Silveira) apoiou o projeto.

A restauração das peças ocorreu sob a coordenação das professoras Andréa Lacerda de Bachettini e Karen Velleda Caldas.

Exposição “8 de Janeiro: Restauração e Democracia”

A mostra de abertura apresentará textos e registros fotográficos do processo de restauração das obras de arte do Palácio do Planalto. A curadoria é do professor Lauer Santos (UFPel), com curadoria adjunta do professor Roberto Heiden (UFPel) e de Renan Espírito Santo (UFPel). Eles selecionaram imagens que documentam o trabalho da equipe da UFPel no Laboratório de Conservação-Restauração. A estrutura foi montada especialmente no Palácio do Alvorada, em Brasília, para a recuperação das peças.

As fotografias, de autoria da professora e coordenadora-adjunta do projeto Karen Velleda Caldas, do fotógrafo Nauro Júnior e de Mariana Alves (IPHAN). Eles registram as etapas do processo de conservação-restauração.

  • Local: Prefeitura de Pelotas
  • Inauguração: Dia 30 de abril, às 16h
  • Visitação: De segundas às sextas, das 8h às 17h

Lançamento do livro “Restauração: Democracia, Preservação e Memória”

O lançamento do livro sobre o projeto de restauração das 20 obras do Palácio do Planalto, vandalizadas em 8 de janeiro de 2023, ocorrerá após a abertura da exposição. O evento contará com a participação da coordenadora editorial da publicação, Gabriela Osório Mazza (Satolep Press).

Ela estruturou o livro a partir de uma perspectiva humanista, destacando os impactos do vandalismo e o significado da restauração das obras. Também estarão presentes as organizadoras da publicação, professoras Andréa Lacerda Bachettini e Karen Velleda Caldas, além de autores dos capítulos e demais colaboradores.

A obra apresenta um amplo registro textual e visual do processo de conservação-restauração conduzido pela equipe do LACORPI-UFPel.

  • Local e horário: Prefeitura de Pelotas, 30 de abril, às 17h

Aula Inaugural 

“As 20 obras de arte restauradas pelo LACORPI e o trabalho com a história da arte no contexto da valorização das instituições democráticas” é o título da aula inaugural do Bacharelado em Conservação e Restauração de Bens Culturais Móveis do ICH-UFPel (Instituto de Ciências Humanas). O professor Roberto Heiden (DMCOR-ICH/UFPel) é quem irá ministrá-la.

A palestra apresentará a pesquisa sobre a história das obras de arte do Palácio do Planalto. Elas foram vandalizadas em 8 de janeiro de 2023 e restauradas pela equipe da UFPel.

A aula trará informações sobre os diversos autores, estilos e técnicas presentes no conjunto das 20 obras. O destaque será para descobertas importantes, como a identificação da autoria do guache de Martin Bradley e o reconhecimento da origem do vaso cerâmico como uma Idria italiana, entre outros resultados.

  • Local e horário: 30 de abril, às 19h, no Auditório do Campus II (ICH-UFPel) – Rua Almirante Barroso, 1.202.

Exibição do documentário “8 de Janeiro: Memória, Restauração e Democracia”

O filme terá uma exibição especial de lançamento no dia 8 de maioO evento contará com a presença do diretor, professor Michael Kerr (UFPel), e do técnico em audiovisual André Barcellos (UFPel). O debate será mediado pelos professores Roberto Cotta (UFPel) e Giulianna Ronna (IFSUL). Além disso, haverá mais duas sessões destinadas ao público durante o mês de maio.

A produção surge da união de professores, técnicos e estudantes dos cursos de Cinema e Audiovisual da UFPel. O filme documenta o processo de restauração das 20 obras pertencentes ao Palácio do Planalto.

O documentário reúne depoimentos de diversos profissionais, colaboradores e testemunhas oculares dos acontecimentos e do desenvolvimento do projeto, além de representantes do mundo da arte, cultura e patrimônio.

As reflexões abordam a importância das instituições democráticas e o simbolismo do gesto de restauração. As ideias estão concretizadas no trabalho da equipe do Curso de Conservação e Restauração de Bens Culturais Móveis da UFPel, em parceria com o IPHAN e a DCPP (Diretoria Curatorial dos Palácios Presidenciais).

  • Exibição e debate com o diretor Michael Kerr: 8 de maio, às 19h, no Cine UFPel (Rua Lobo da Costa, 447)

Exibições ao público: 15 e 29 de maio, às 19h, no Cine UFPel (Rua Lobo da Costa, 447). As sessões são gratuitas

Ações Educativas do Projeto

As educadoras patrimoniais do projeto, professoras Liza Martins, Marta Bonow e Leticia Maciel, desenvolveram atividades educativas em três escolas públicas do Distrito Federal com turmas dos 6° ao 8° ano. Agora, as ações serão adaptadas para Pelotas e realizadas pelos alunos discentes do Curso de Conservação e Restauração de Bens Culturais da UFPel que compõem o grupo do Programa de Educação Tutorial (PET) Conservação e Restauro da UFPel, que tem como tutora a coordenadora do Lacorpi, profa. Andréa Bachettini.

Os integrantes do PET Antônio Ramos e Paola Rotter, que participaram das atividades de educação patrimonial e de restauração em Brasília, farão parte das ações realizadas em Pelotas.

A aluna Clarissa Martins Neutzling, que também participou das atividades no Distrito Federal, irá desenvolver seu Trabalho de Conclusão de Curso sobre Educação Patrimonial no âmbito das Ações do Lacorpi, com orientação da profa. Annelise Montone, e está preparando atividades para serem aplicadas em uma escola da Rede Municipal.

Algumas das atividades de educação patrimonial previstas são:

– Lançamento da Cartilha Educação patrimonial no contexto do Projeto Lacorpi – Ação Brasília – UFPel – Iphan (Recurso eletrônico);

– Diálogo sobre patrimônio – encontro didático-pedagógico com as professoras Liza Martins e Marta Bonow;

– Diálogo sobre destruição e restauração das obras – exibição de vídeo sobre o ato de 08/01/2023 e exposição “Lacorpi Vai às Escolas” – que mostra os processos de restauração realizados nas obras de arte vandalizadas;

– Oficina de atividade lúdica: “Brincando de ser restaurador(a) do patrimônio brasileiro” – atividades diversas: quebra-cabeça de Mulatas à mesa – miniatura da ânfora – reprodução do conceito de Galhos e Sombras.

As ações educativas com escolas serão previamente agendadas com o PET Conservação e Restauro e com a Equipe do Lacorpi nos meses de maio e junho. Informações pelo e-mail [email protected].