CÂNION FORTALEZA

Corpo de menina de 11 anos que caiu no Cânion Fortaleza será transladado ao Paraná

Criança de Curitiba morreu após cair de mirante no parque nacional. Governo do Paraná fará traslado.

Crédito: CBMRS / Divulgação
Crédito: CBMRS / Divulgação

Uma menina de 11 anos morreu após cair de uma altura de aproximadamente 70 metros no Cânion Fortaleza, em Cambará do Sul, na quinta-feira (10). A vítima foi identificada como Bianca Bernardom Zanella, moradora de Curitiba, no Paraná. A criança estava em visita ao parque com os pais e dois irmãos, de 5 e 9 anos de idade.

A queda ocorreu por volta das 13h30, e o resgate mobilizou equipes do Corpo de Bombeiros de Canela, Gramado e Porto Alegre, com apoio da Brigada Militar, da Polícia Civil e do helicóptero do Batalhão de Aviação da BM. Também foi usado um drone com câmera térmica para ajudar na localização.

Por volta das 17h30, a menina foi localizada em um ponto de difícil acesso no penhasco. Devido às condições climáticas, não foi possível realizar o salvamento por via aérea, o que exigiu uma operação complexa com uso de cordas. A confirmação do óbito ocorreu pouco antes da meia-noite.

Conforme a Polícia Civil, um inquérito foi aberto para apurar as circunstâncias da queda. Relatos da família indicam que a menina teria corrido em direção à borda do cânion enquanto os pais se organizavam para retornar à base do parque. O pai tentou alcançá-la, mas não conseguiu evitar a queda. Não há cerca de proteção para a borda do cânion.

A concessionária Urbia Cânions Verdes, responsável pela visitação no Parque Nacional da Serra Geral, suspendeu o acesso ao Cânion Fortaleza nesta sexta-feira (11). O ICMBio, que também acompanha o caso, afirmou que colabora com as investigações.

O governo do Paraná confirmou que enviará uma aeronave da Casa Militar para realizar o traslado do corpo da menina, após liberação pelo DML (Departamento Médico Legal). Outra aeronave levará os familiares de volta a Curitiba.

O Corpo de Bombeiros Militar do RS divulgou nota de pesar e destacou a atuação das equipes na operação, que durou cerca de dez horas. A instituição lamentou a tragédia e expressou solidariedade à família da vítima.

Nota do Corpo de Bombeiros Militar do Rio Grande do Sul

NOTA DE PESAR

O Corpo de Bombeiros Militar do Rio Grande do Sul manifesta profundo pesar diante da trágica perda de uma criança, vítima de uma queda em área de cânion, nesta quinta-feira (10/07).

Neste momento de luto e consternação, nos solidarizamos com os familiares, amigos e toda a comunidade atingida por essa perda irreparável. Que encontrem na fé e na força para superar a dor da ausência.

À família, nossa mais sincera homenagem, respeito e solidariedade.

CORPO DE BOMBEIROS MILITAR DO RIO GRANDE DO SUL

Nota da Concessionária Urbia Cânions Verdes

NOTA DE PESAR

A concessionária Urbia Cânions Verdes, responsável pelos serviços de apoio à visitação nos Parques Nacionais de Aparados da Serra e Serra Geral, lamenta profundamente a tragédia ocorrida no Cânion Fortaleza e se solidariza com a família da criança, vítima da queda.

A empresa concentrou todos seus esforços no apoio às autoridades durante o resgate, que se iniciou imediatamente após a equipe da concessionária ter sido informada do acidente. A companhia segue cooperando com as investigações sobre o caso.

Em sinal de luto e respeito, a Urbia manterá fechado o Cânion Fortaleza no Parque Nacional da Serra Geral, em Cambará do Sul (RS), nesta sexta-feira (11).