SERRA GAÚCHA

Nova maternidade SUS entra em operação em Caxias do Sul

O Hospital Virvi Ramos atende pacientes pelo SUS (Sistema Único de Saúde) em substituição ao Hospital Pompéia.

Crédito: Ícaro de Campos / Prefeitura de Caxias do Sul
Crédito: Ícaro de Campos / Prefeitura de Caxias do Sul

O município de Caxias do Sul, na Serra gaúcha, tem nova maternidade a partir desta segunda-feira (1º de julho). O Hospital Virvi Ramos atende pacientes pelo SUS (Sistema Único de Saúde).

O primeiro bebê a nascer no novo espaço é Ayla Dornelles. Ela nasceu às 12h12, de parto cesárea, com 3,5 quilos e 51cm de comprimento. A menina é filha de Taine Lemes Correa, 29 anos, e de Celso Dornelles Júnior, 49. Ayla completa a família ao lado dos irmãos, Vitória, 13, e Robert, oito.

“Fui muito bem atendida. Cheguei nervosa, estava até com as mãos suando. Mas a equipe foi muito atenciosa desde o início e me acalmou. Deu tudo certo, estou muito feliz”, contou Taine, que foi ao Virvi por indicação do médico.

A maternidade SUS no Virvi Ramos opera, no entanto, ainda em um espaço transitório até que a nova ala esteja completamente pronta. O espaço em operação conta com UTI neonatal com oito leitos.

A maternidade no Hospital Nossa Senhora de Pompéia acabou fechada por decisão do hospital. A entidade afirma que a manutenção da maternidade não era sustentável financeiramente.

Desde o início deste ano, a Prefeitura mantinha a maternidade em espaço cedido pelo hospital Pompéia. O serviço era realizado pelo Instituto Ideas, contratado pelo município.