O processo de homologação do sistema PAPI (Precision Approach Path Indicator) da cabeceira 33 do Aeroporto Regional Hugo Cantergiani, em Caxias do Sul, entrou na fase final. A conclusão depende apenas da realização do voo de inspeção pelo GEIV (Grupo Especial de Inspeção em Voo), da Força Aérea Brasileira.
Conforme o prefeito Adiló Didomenico, a inspeção deve ocorrer nos próximos dias, dependendo apenas de condições meteorológicas favoráveis.
A ANAC (Agência Nacional de Aviação Civil) confirmou na quinta-feira (24) que ambas as cabeceiras da pista (15 e 33) estão tecnicamente aprovadas para a operação do PAPI. A inspeção do GEIV é o último passo antes da liberação oficial do sistema.
“É mais um avanço significativo na segurança operacional do Aeroporto Hugo Cantergiani, especialmente em condições de baixa visibilidade”, destacou o prefeito Adiló.
O sistema PAPI é essencial para orientar os pilotos na aproximação final para pouso, indicando com luzes coloridas se a aeronave está na trajetória ideal, acima ou abaixo da rampa de descida.
Com a homologação do PAPI, a administração do aeroporto solicitará a desativação dos equipamentos AVASIS (antigos indicadores visuais de aproximação) e o cancelamento de suas homologações. O procedimento faz parte do plano de modernização do sítio aeroportuário.
Ampliação do terminal de passageiros
O prefeito Adiló também anunciou que o edital para as obras de ampliação do terminal de passageiros deve ser publicado na primeira quinzena de maio. A iniciativa faz parte dos investimentos para modernizar e ampliar a capacidade de atendimento do Aeroporto Hugo Cantergiani.