Estão encerradas as buscas relacionadas a queda de avião em Gramado, na Serra gaúcha. O sinistro deixou 10 mortos e 17 feridos, conforme o governo do RS. O encerramento das atividades restou concluído após a remoção das peças de fuselagem do Piper Aircraft PA-42 Cheyenne, matrícula PR-NDN.
Também houve a remoção dos restos mortais das vítimas. Os fragmentos estão sob análise para exames de DNA em Porto Alegre, devido a dimensão do acidente aeronáutico. O Centro de Perícias na Capital gaúcha possui maior capacidade de atendimento. Não há previsão de quando haverá liberação para velório e sepultamento.
Pilotava o avião o empresário Luiz Claudio Salgueiro Galeazzi, de 61 anos. Ele levava nove familiares. A esposa, a sogra, três filhos, irmã, cunhado e outras duas crianças. A viagem teria como destino Jundiaí, no interior de São Paulo.
Feridos
Ao todo, 17 pessoas tiveram ferimentos. Conforme a SSP, a maioria dos atendimentos ocorreu em razão de inalação de fumaça do incêndio provocado pela queda.
Duas vítimas do acidente que ficaram feridas estão recebendo cuidados intensivos em Porto Alegre. De acordo a Secretaria da Saúde, ambas tiveram queimaduras graves.
Tapumes na Avenida das Hortênsias
O local do acidente terá a colocação de tapumes como forma de preservar a área do sinistro com a aeronave. O Cenipa (Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos) conduz investigações sobre a queda do avião.
A ERS-235/Avenida das Hortênsias, que chegou a ficar totalmente bloqueada, teve o tráfego normalizado às 13h, conforme a Brigada Militar.
Profissionais da Brigada Militar, do CBMRS (Corpo de Bombeiros Militar do Rio Grande do Sul), agentes da Polícia Civil e peritos do IGP (Instituto-Geral de Perícias) atuaram imediatamente após o acidente, isolando o local e realizando o combate às chamas e o resgate das vítimas.
Nota do CRPO-Hortênsias
Encerramento das buscas e atualizações sobre o acidente em Gramado
Viemos por meio deste informar que as buscas relacionadas ao acidente ocorrido ontem na cidade de Gramado já foram concluídas.
Neste momento, o local permanece isolado até a conclusão da colocação de tapumes de proteção, medida necessária para preservar a área e evitar novos riscos. A previsão é que o trânsito seja normalizado ao longo da tarde de hoje.
Reforçamos que equipes de segurança ainda estão presentes no local para assegurar que todas as ações sejam realizadas de maneira organizada e segura.