
A Unidade de Saúde Nova Brasília, na Zona Norte de Porto Alegre, começou a atender em um novo local provisório. O local fica na Praça Lampadosa (avenida 21 de Abril, no bairro Sarandi) nesta quarta-feira (14).
A mudança faz parte do processo de recuperação das unidades de saúde da região, afetadas pela enchente de maio de 2024. O novo espaço também está acolhendo os pacientes da Unidade de Saúde Sarandi, que segue em processo de reconstrução.
O novo local substitui a carreta da União BR, que prestou atendimento à população por 10 meses, de julho de 2024 até a última terça-feira (13). Nesse período, as equipes realizaram 36.058 atendimentos.
“Antes, tínhamos apenas uma sala para exames e consultas, o que gerava limitações. Agora, com três salas, podemos ampliar os serviços e oferecer atendimento imediato, como a coleta de exames citopatológicos, que antes dependia de agendamento”, explicou a gerente da US Nova Brasília, Alessandra Dávila da Rocha.
Outras unidades
Além da US Nova Brasília e da US Sarandi, outras três unidades da região também passam por reformas: Farrapos, Asa Branca e Vila Elizabeth. Juntas, essas cinco unidades atendem aproximadamente 35 mil pessoas e passam por reformas simultaneamente, com recursos federais.
A colaboradora da Atenção Primária, Santa Casa de Porto Alegre, executa as obras e a previsão é que as unidades sejam entregues entre os meses de junho e julho. Durante esse período, assim como ocorre desde o ano passado, os atendimentos seguem em unidades móveis e postos alternativos.