IPH

UFRGS prevê nível do Guaíba acima da cota de alerta nos próximos dias

As chuvas ultrapassaram as previsões. Houve aumento nos volumes dos rios afluentes e nos níveis previstos para o Guaíba

Orla do Guaíba, Porto Alegre (Foto: Leonardo Severo/Agora RS)
Orla do Guaíba, Porto Alegre (Foto: Leonardo Severo/Agora RS)

O IPH (Instituto de Pesquisas Hidráulicas) da UFRGS (Universidade Federal do Rio Grande do Sul) publicou uma previsão para o comportamento do Guaíba nos próximos dias a partir das chuvas que atingem o Estado. Conforme o Instituto, os cenários de previsão indicam aumento dos níveis, podendo ficar acima da cota de alerta (3,15m) no pior cenário.

As chuvas do final de semana ultrapassaram as previsões dos modelos meteorológicos. Houve aumento nos volumes dos rios afluentes e nos níveis previstos para o Guaíba. Entre domingo e segunda-feira e no momento, se observa rápida elevação em todos os rios, sendo os rios Taquari, Caí e Sinos já em níveis elevados, e o Jacuí e Gravataí em níveis moderados.

As previsões meteorológicas mais atualizadas apresentam chuvas ao longo dos próximos 10 dias. Cerca de 50 mm nas próximas 24 h, mais de 100 mm nos próximos 3 dias e mais de 150 mm nos próximos 10 dias na parte norte do RS. Previsões indicam ventos fortes sobre o Guaíba e Laguna dos Patos, na direção sudeste hoje, virando para norte amanhã e sul novamente ao longo da semana.

Por isso, a situação demanda seguir com atenção a chuva observada, considerando também a incerteza da previsão meteorológica. Na marcação das 11h15, o nível Guaíba estava em 2,74m na régua Usina do Gasômetro.

O IPH recomenda atenção especial à população afetada. Ações para a limpeza das áreas afetadas e restabelecimento o quanto antes das estruturas de proteção em precaução a alagamentos e inundações futuras.