SALDO DA TEMPESTADE

Temporal provoca queda de árvores e deixa bairros de Porto Alegre sem luz

Há registro de queda de árvores e falta de energia em Porto Alegre após o temporal da madrugada.

Queda de árvore em Porto Alegre. Crédito: EPTC / Divulgação
Queda de árvore em Porto Alegre. Crédito: EPTC / Divulgação

O temporal que atingiu Porto Alegre no fim da madrugada desta quinta-feira (21) causou vários transtornos. Há registro de queda de árvores, danos na fiação elétrica e falta de energia em diversos bairros da Capital gaúcha.

Até as 7h15 da manhã, vários pontos da cidade tinham queda no fornecimento de energia elétrica. No entanto, a CEEE Equatorial, responsável pelo abastecimento de energia na cidade não informou quantos clientes são afetados.

Com a interrupção de energia, ao menos três ETAs (Estações de Tratamento de Água) estão com suas atividades paralisadas. De acordo com o DMAE (Departamento Municipal de Águas e Esgotos), são afetadas as estações Ilhas, Menino Deus e São João.

Aulas suspensas

A tempestade provocou o cancelamento de aulas no turno da manhã desta quinta-feira.

Um dos locais afetados é a Escola Técnica Parobé, no bairro Cidade Baixa. A direção fez uma publicação nas redes sociais apontando que o ambiente escolar está sem energia elétrica e, por isso, as aulas estavam suspensas no turno da manhã. A realização das atividades dos turnos da tarde e da noite ainda será avalida.

Outro local que suspendeu as aulas na manhã desta quinta foi o IFRS (Insituto Federal do RS) – Campus Porto Alegre. Um comunicado nas próximas horas deve informar a respeito do funcionamento nos turnos da tarde e noite.

Bloqueios de trânsito em Porto Alegre

Quanto às quedas de árvores, são quatro os registros com bloqueio total e um bloqueio parcial, conforme a EPTC (Empresa Pública de Transporte e Circulação). Há dois pontos com desvios devido a obstáculos na pista. Um deles é na avenida Borges de Medeiros, no sentido Centro-bairro, devido à queda de tapume próximo ao viaduto Otávio Rocha.

E há uma queda de árvore na avenida Edgar Pires de Castro próximo ao número 11.800, que provoca desvio pela Estrada do Lami, Beco da Vitória, Edgar Pires de Castro e retoma o itinerário em ambos os sentidos.

Semáforos fora de operação

Ao menos cinco cruzamentos estão sem a rede semafórica por causa de falta de energia. Segundo a EPTC, os pontos com problemas são Sertório X Souza Reis; Ipiranga X Getúlio Vargas; Ipiranga X Praia de Belas; rua Voluntários da Pátria X Gaspar Martins; Farrapos X Câncio Gomes.