MANUTENÇÃO EMERGENCIAL

Serviço provoca falta de água em 15 bairros de Porto Alegre

Dmae trabalha em manutenção emergencial na ETA Belém Novo. Caminhões-pipa vão atender regiões impactadas pela falta de água.

Crédito: Alex Rocha/PMPA
Crédito: Alex Rocha/PMPA

Quinze bairros de Porto Alegre podem enfrentar falta de água nesta quinta-feira (19). O motivo é uma uma manutenção emergencial no poço da ETA (Estação de Tratamento de Água compacta Belém Novo.

O serviço começou na manhã desta quinta. Conforme o DMAE (Departamento Municipal de Águas e Esgotos), a previsão é de que o fornecimento normalize ao longo do dia.

A ETA compacta, que opera desde 2020 como reforço ao SAA (Sistema de Abastecimento de Água) Belém Novo, está funcionando com 60% de sua capacidade devido à manutenção e ao baixo nível do Guaíba. O volume atual de produção é de 780 litros/segundo.

Onde vai faltar água em Porto Alegre?

Pode haver desabastecimento ou baixa pressão nos bairros Aberta dos Morros, Belém Novo, Boa Vista do Sul, Campo Novo, Chapéu do Sol, Extrema, Hípica, Ipanema (parte), Lageado, Lami, Lomba do Pinheiro, Pitinga, Ponta Grossa, Restinga e São Caetano.

Caminhões-pipa estão mobilizados e veículos extras convocados para minimizar os impactos, de acordo com o departamento. As solicitações podem ocorrer diretamente nas subprefeituras ou pelo atendimento do DMAE.

Retorno da água

Após períodos prolongados de parada, a água pode retornar com coloração ou gosto alterados devido ao arraste de micropartículas presentes nas tubulações. O Dmae disponibiliza o serviço de lavagem de rede ou ramal domiciliar, que pode ser solicitado pela opção 2 do Telefone 156.