Considerada referência em alta complexidade, a Santa Casa de Porto Alegre foi reconhecida como um dos cinco hospitais mais bem equipados do Brasil.
Os dados são do HospiRank 2024, levantamento elaborado pela Global Health Intelligence (GHI), empresa norte-americana que realiza a análise de dados do mercado de saúde da América Latina.
A instituição, que realiza anualmente mais de um milhão de atendimentos, tanto pelo SUS (Sistema Único de Saúde) como de convênios e particulares, foi destaque pela sua infraestrutura avançada e capacidade de realizar procedimentos de todos os tipos de complexidade.
Além de figurar junto a hospitais de São Paulo, como Hospital de Clínicas, Albert Einstein e Beneficência Portuguesa, também foi a única instituição de saúde do Rio Grande do Sul a ocupar uma posição entre as cinco maiores estruturas de atendimento do país, liderando ainda como o hospital mais bem equipado da região Sul.
Realizado anualmente desde 2017, o levantamento considera os dados sobre infraestrutura e equipamentos hospitalares divulgados por instituições públicas e privadas, sempre destacando as dez mais bem colocadas em oito categorias.
No ranking de 2024, pela primeira vez, a Santa Casa foi listada em todas as categorias, posicionando a instituição como:
- 2º hospital mais bem equipado do Brasil para receber pacientes.
- 2º hospital com maior infraestrutura para acomodar um alto volume de procedimentos.
- 2º hospital com maior número de equipamentos cirúrgicos básicos.
- 2º hospital mais bem equipado para acomodar recém-nascidos.
- 2º hospital mais bem equipado para atender pacientes de alto risco.
- 4º hospital mais bem equipado para realizar diagnósticos primários.
- 5º hospital mais bem equipado para realizar diagnósticos por imagem avançados.
- 5º hospital com maior base instalada para tratamento de câncer.
Ciclo de desenvolvimento
Com 220 anos de história, recentemente a Santa Casa de Porto Alegre concluiu um importante ciclo de expansão e modernização, focando em inovação, pesquisa, desenvolvimento e educação.
“Estes investimentos, que somaram 700 milhões nos últimos cinco anos e estrategicamente incluíram a inauguração de um novo hospital, culminaram em um aumento substancial na capacidade de atendimento e na modernização de nossas instalações e equipamentos”, destacou o diretor administrativo da instituição, Jader Pires, sobre os principais fatores que impulsionaram a instituição a alcançar seus melhores resultados no levantamento.
Os recentes investimentos em novos equipamentos também se destacam, como aquisição do aparelho de Ressonância Magnética de 3-Tesla, do Robô Da Vinci Xi e da mais moderna mesa dedicada para biópsias por estereotaxia, entre outros.
Além disso, como aponta o estudo, a Santa Casa conta com uma das maiores estruturas para realização dos mais diversos procedimentos cirúrgicos e é altamente equipada para acomodar e cuidar de recém-nascidos, sendo referência no acompanhamento de gestantes de alto risco.