O rompimento de uma adutora localizada na avenida Antônio de Carvalho deixa parte da zona leste de Porto Alegre sem água. A obra de reparo está em andamento, mas só deve ser concluída ao longo do domingo.
Conforme o DMAE (Departamento Municipal de Águas e Esgotos), o problema teve origem em um poste de energia elétrica. O reparo de “alta complexidade”, envolve uma tubulação de 600 milímetros (60 centímetros de diâmetro). Além disso, há influência da rede de gás natural na via.
Os consumidores que residem na área de cobertura de dez EBATs (Estações de Bombeamento de Água Tratada) tiveram o funcionamento alterado em razão do rompimento da adutora.
O retorno da água será gradual a partir do momento da conclusão do reparo, demorando mais nas partes altas do sistema. Após paradas longas, a água pode apresentar coloração e gosto alterados no retorno devido ao arraste de micropartículas não prejudiciais à saúde, que podem estar nas paredes internas da tubulação.
Área afetada pela falta d’água
Agronomia, Bom Jesus, Campo da Tuca, Cefer I, Cefer II, Chácara das Pedras, Intercap, Itu Sabará, Jardim Bento Gonçalves, Jardim Carvalho, Jardim do Salso, Jardim Viçosa, Lomba do Pinheiro, Partenon, São João, Vila Boa Vista, Vila Bonsucesso, Vila Brasília, Vila Colina do Prado, Vila dos Sargentos, Vila Esmeralda, Vila Fátima Pinto, Vila Herdeiros, Vila Hidraúlica, Vila Ipê I, Vila Jardim, Vila João Pessoa, Vila Mapa, Vila São Carlos, Vila São Francisco, Vila Santa Helena, Vila Nossa Senhora das Graças, Vila Tijuca e Vila Triângulo.
Trânsito sofre desvios
Em razão do serviço emergencial na avenida Antônio de Carvalho, há bloqueio total da via a partir da rua Gralha Azul, no sentido Norte/Sul. A EPTC (Empresa Pública de Transporte e Circulação) orienta os condutores de veículos a acessarem o desvio pelas ruas Gralha Azul, Parque Plaza e Ipiranga.
Ônibus e caminhões seguem o desvio pela Rótula do Gauchão, Rua Valdomiro Lórens, Beco do Carvalho e Comendador Eduardo Secco, ingressando novamente na Antônio de Carvalho.