Recuperação do Salgado Filho chega a 85%, diz Fraport

O Aeroporto Internacional ficou submerso pela cheia do Guaíba. Ele está fechado desde a noite de 3 de maio de 2024.

Obras na pista do Aeroporto Salgado Filho em Porto Alegre. Crédito: Fraport / Divulgação
Obras na pista do Aeroporto Salgado Filho em Porto Alegre. Crédito: Fraport / Divulgação

A Fraport divulgou, nesta quinta-feira (3), atualização dos serviços de recuperação do Aeroporto Internacional Salgado Filho, em Porto Alegre. O sítio aeroportuário ficou submerso pela cheia do Guaíba de maio de 2024.

Conforme a concessionária, a chuva do início da semana acabou por atrasar o cronograma de obras. Por causa disso, a etapa de pavimentação da primeira parte da pista terá conclusão nos “próximos dias”.

Após essa fase, os serviços vão reimplantar a sinalização horizontal no trecho de 1.730m da pista que estará em funcionamento a partir de 21 de outubro. Os equipamentos do sistema de iluminação e balizamento de aeronaves tiveram revisão. Eles devem ser reinstalados nos próximos dias.

“Estamos cumprindo o cronograma proposto até o momento. Temos certeza de que a reabertura do nosso aeroporto será de suma importância para acelerar, principalmente, a economia do nosso Estado. Ainda temos muito trabalho até o dia 21″, afirma Cassio Gonçalves, diretor de infraestrutura e manutenção.

O Salgado Filh vai receber até 128 frequências diariamente, entre 8h e 22h. As empresas aéreas Azul, Gol e Latam confirmaram a retomada de seus voos e já estão com as vendas de bilhetes abertas. Até o momento, há o retorno das rotas para as cidades de Belo Horizonte (CNF), Brasília (BSB), Campinas (VCP), Curitiba (CWB), Guarulhos (GRU), Rio de Janeiro (SDU) e São Paulo (CGH).

Obras concluídas e busca por certificação

De acordo com a Fraport, as obras nas taxiways F e D estão concluídas, assim como as intervenções previstas na taxilane e taxiway M4. E a subestação de energia do aeroporto está em fase de testes após religada.

A previsão é que, na próxima semana, a aeronave GEIV, da FAB (Força Aérea Brasileira), fará voos para aferições dos equipamentos que auxiliam as aeronaves nos procedimentos de aproximação, pouso e decolagem. Esta atividade faz, portanto, parte do processo de homologação da pista de pouso e decolagem para certificar e autorizar a operação.

A terceira e última fase das obras – que prevê recuperação total do aeroporto – está prevista para ser finalizada em 16 de dezembro. Neste dia a Fraport quer entregar os 3.200m da pista de pousos e decolagens, além da recuperação completa dos sistemas de energia e infraestrutura do aeroporto.