Porto Alegre - As obras de reconstrução do talude do arroio Dilúvio seguem em dois trechos distintos da avenida Ipiranga, em Porto Alegre. A intervenção integra um conjunto de ações para recuperar a estrutura que margeia o curso d’água. Vários pontos dos taludes cederam devido aos períodos de chuvas fortes de 2023 e 2024.
O sistema funciona como barreira de contenção e evita o transbordo do curso d’água em períodos de cheia. Para restaurar a estrutura, estão em uso técnicas como construção de muros de concreto armado e gabiões, estruturas metálicas preenchidas com pedras.
Obra na São Manoel e Ramiro Barcelos
Conforme o DMAE (Departamento Municipal de Água e Esgotos), os serviços na esquina da rua São Manoel, sentido centro-bairro, avançaram. Houve a instalação de estacas-prancha com oito metros de profundidade.
A estrutura serve como reforço temporário, posteriormente, será substituída por um muro de contenção definitivo. O curso do arroio teve desvio com uso de sacos de ráfia preenchidos com areia, possibilitando a circulação de trabalhadores e máquinas.
A nova previsão de conclusão dessa etapa é setembro de 2025. O contrato da obra recebeu uma prorrogação de dois meses, sem alteração no valor inicial, em razão da complexidade da execução próxima a redes subterrâneas de gás e água. A medida está publicada na edição de quarta-feira (9) do Diário Oficial de Porto Alegre.
Outro trecho em obras fica nas proximidades do Planetário da UFRGS (Universidade Federal do Rio Grande do Sul), no sentido bairro-centro. No entanto, essa frente de trabalho encontra-se em fase inicial, com conclusão estimada para outubro.
Obras futuras terão impacto na mobilidade
De acordo com o DMAE, as empresas responsáveis por duas novas frentes de trabalho já estão contratadas. As intervenções ocorrerão nas proximidades da avenida Silva Só e do campus da PUCRS (Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul). A abertura dos novos canteiros depende de avaliação de impacto sobre a mobilidade urbana, especialmente na região do corredor da avenida Ipiranga.
O departamento também finaliza os projetos executivos de outras cinco áreas ao longo do arroio. Mas a expectativa é concluir toda a recuperação dos taludes apenas no primeiro semestre de 2026.
Ciclovia da Ipiranga
O percurso original da ciclovia da avenida Ipiranga deve ser restabelecido à medida que as obras forem finalizadas. Enquanto isso, os trechos bloqueados estão sinalizados para “uso compartilhado” entre pedestres e ciclistas.
Principais trechos com obras em andamento
- Esquina da avenida Ipiranga com a rua São Manoel, próximo à Estação de Bombeamento de Água Tratada (Ebat) São Manoel
- Imediações da rua São Luís, próximo ao Planetário da UFRGS
Trechos com obras a serem iniciadas
- Próximo à rua Silva Só, em frente ao antigo ginásio da Brigada Militar
- Em frente à PUCRS, junto à parada de ônibus do campus
- Próximo à rua Prof. Cristiano Fischer, no entorno da PUCRS
- Em frente à rua Vicente da Fontoura, nas imediações de uma concessionária e de uma revendedora automotiva
- Entre as ruas Santana e Lício Cavalheiro
A execução dos serviços respeita o cronograma do plano de reconstrução estabelecido pela Prefeitura de Porto Alegre. Conforme o DMAE, os canteiros ativos seguirão até o encerramento total das obras em 2026.