CRISE CLIMÁTICA

Confira como se proteger dos efeitos nocivos da fumaça das queimadas

Cuidados são necessários, principalmente com grupos vulneráveis. Confira dicas para se proteger dos efeitos da pluma de fumaça.

Foto: Leonardo Severo Agora RS
Foto: Leonardo Severo Agora RS

Grande parte do Rio Grande do Sul teve um dia encoberto, com pouca luminosidade solar. Ao contrário do que se possa imaginar, não eram nuvens. Era uma pluma de fumaça e material particulado no céu.

O fenômeno é consequência direta dos incêndios que atingem o Centro da América do Sul, em especial as regiões Norte, Centro-Oeste e Sudeste do Brasil.

Diante dessa situação, cuidados são necessários. Principalmente com crianças menores de cinco anos, idosos, pessoas asmáticas, diabéticas ou hipertensas e gestantes. Elas podem ter mais complicações, por isso merecem atenção especial.

Esses grupos devem estar atentos a sintomas respiratórios causados pela fumaça. É recomendável buscar atendimento médico imediatamente, se necessário. Medicamentos indicados pelo médico devem estar em locais de fácil acesso, para uso imediato em caso de crises agudas.

A principal medida é reduzir a exposição. Se possível, evite atividades ao ar livre e mantenha portas e janelas fechadas. Também é recomendável o aumento da ingestão de água, para manter as vias respiratórias úmidas.

Uso de máscaras

O uso de máscaras deve ser avaliado individualmente, pois auxiliam na redução da exposição às partículas maiores. Elas têm ação especial para pessoas com condições crônicas, como pneumopatas, cardiopatas e pessoas com problemas imunológicos.

Pessoas que estão mais expostas ou próximas às fontes de emissão de fumaça podem usar máscara cirúrgica, pano, lenço ou bandana. Esse tipo pode diminuir o desconforto das vias aéreas superiores.

Máscaras com modelos respiradores (tipo N95, PFF2 ou P100), no entanto, são as mais indicadas. Elas têm adequação para reduzir a inalação de partículas finas por toda a população.

Chuva preta

A chuva preta resulta da interação do material particulado, proveniente da fumaça presente no ambiente, com o vapor de água da atmosfera, que altera as propriedades das nuvens. Esse fenômeno gera a precipitação de chuva com coloração escura, que pode apresentar contaminantes nocivos à saúde, tornando-a imprópria para consumo humano.