Grande parte do Rio Grande do Sul teve um dia encoberto, com pouca luminosidade solar. Ao contrário do que se possa imaginar, não eram nuvens. Era uma pluma de fumaça e material particulado no céu.
O fenômeno é consequência direta dos incêndios que atingem o Centro da América do Sul, em especial as regiões Norte, Centro-Oeste e Sudeste do Brasil.
Diante dessa situação, cuidados são necessários. Principalmente com crianças menores de cinco anos, idosos, pessoas asmáticas, diabéticas ou hipertensas e gestantes. Elas podem ter mais complicações, por isso merecem atenção especial.
Esses grupos devem estar atentos a sintomas respiratórios causados pela fumaça. É recomendável buscar atendimento médico imediatamente, se necessário. Medicamentos indicados pelo médico devem estar em locais de fácil acesso, para uso imediato em caso de crises agudas.
A principal medida é reduzir a exposição. Se possível, evite atividades ao ar livre e mantenha portas e janelas fechadas. Também é recomendável o aumento da ingestão de água, para manter as vias respiratórias úmidas.
Uso de máscaras
O uso de máscaras deve ser avaliado individualmente, pois auxiliam na redução da exposição às partículas maiores. Elas têm ação especial para pessoas com condições crônicas, como pneumopatas, cardiopatas e pessoas com problemas imunológicos.
Pessoas que estão mais expostas ou próximas às fontes de emissão de fumaça podem usar máscara cirúrgica, pano, lenço ou bandana. Esse tipo pode diminuir o desconforto das vias aéreas superiores.
Máscaras com modelos respiradores (tipo N95, PFF2 ou P100), no entanto, são as mais indicadas. Elas têm adequação para reduzir a inalação de partículas finas por toda a população.
Chuva preta
A chuva preta resulta da interação do material particulado, proveniente da fumaça presente no ambiente, com o vapor de água da atmosfera, que altera as propriedades das nuvens. Esse fenômeno gera a precipitação de chuva com coloração escura, que pode apresentar contaminantes nocivos à saúde, tornando-a imprópria para consumo humano.
- Costa Doce
- Cotidiano
- Fronteira Oeste
- Litoral Norte
- Porto Alegre
- Redes Sociais
- Região Carbonífera
- Região Central
- Região da Campanha
- Região Metropolitana
- Região Noroeste
- Região Norte
- Região Sul do RS
- Rio Grande do Sul
- Serra gaúcha
- Sua Saúde
- Vale do Caí
- Vale do Jacuí
- Vale do Paranhana
- Vale do Rio Pardo
- Vale do Sinos
- Vale do Taquari
- Vales
- fumaça
- material particulado
- uso de máscaras