A população gaúcha passa a ter acesso, a partir desta quinta-feira (17), às imagens geradas pelo radar meteorológico da Defesa Civil do RS. O equipamento está instalado no Morro da Polícia, em Porto Alegre.
O aparelho cobre uma área de 150 quilômetros de raio a partir da Capital, conforme a Defesa Civil do RS. Ele permite visualizar áreas de chuva em tempo real.
As imagens estão disponíveis no site da Defesa Civil estadual, com atualização a cada cinco minutos. O equipamento é uma das principais ferramentas de alerta e prevenção contra desastres naturais, como chuvas intensas, granizo e vendavais.
Sistema permite visualizar intensidade da chuva
As imagens do radar mostram a refletividade das nuvens, medida em dBZ (decibéis), o que permite identificar a intensidade da precipitação. A escala de cores utilizada vai do azul ao preto:
- Azul e verde indicam chuva fraca;
- Amarelo e laranja, chuva moderada;
- Vermelho e rosa, chuva intensa;
- Roxo e preto sinalizam chuva muito intensa, com risco de alagamentos e tempestades severas.
A interpretação dos dados do radar meteorológico é feita por meteorologistas da Defesa Civil, que operam um Centro de Monitoramento 24 horas por dia. Quando são identificadas condições de risco, avisos e alertas são emitidos à população por SMS e nos canais oficiais do governo.
Novos radares vão ampliar a cobertura no RS
Além do radar de Porto Alegre, o governo estadual pretende ampliar o monitoramento. Um pregão eletrônico está marcado para 24 de abril, com o objetivo de contratar três novos radares para atender as regiões Oeste, Serra e Sul do Estado. Com os novos equipamentos, todo o território gaúcho terá cobertura de radares meteorológicos.
Hoje, o Estado tem outros dois equipamentos – em Canguçu e Santiago –, ambos operados pela Aeronáutica. Até a instalação do radar em Porto Alegre, a região metropolitana e a Serra possuíam cobertura a partir do equipamento instalado no Morro da Igreja, em Santa Catarina.
Para receber alertas de emergência via SMS, envie o CEP da sua residência por mensagem para o número 40199. O serviço é gratuito.