
A SMED (Secretaria Municipal de Educação) assinou, nesta terça-feira (25), a retomada a construção da EMEI (Escola Municipal de Educação Infantil) Moradas da Hípica, no bairro Hípica. A obra localizada na zona sul de Porto Alegre está paralisada há 13 anos.
Agora, a prefeitura prevê novo investimento de aproximadamente R$ 6,3 milhões. Deste total, mais de 80% com verba do município.
A gestão municipal afirma que a escola será concluída até em 12 meses. Quando finalizada, a unidade terá capacidade para atender 224 crianças em dois turnos, ou 112 em caso de período integral.
Estrutura inacabada precisará de reforma
O projeto original prevê oito salas de aula, pátio coberto, sanitários, recepção, sala multiuso, laboratório, coordenação, refeitório, cozinha, vestiários, lavanderia e depósitos. No entanto, toda a estrutura está degradada por ter ficado esquecida no tempo.
Com a retomada, o prédio vai precisar passar por reforma e ampliação, incluindo demolições e reforços estruturais indicados nos novos projetos. As medidas são necessárias após mais de uma década de abandono.
A EMEI Moradas da Hípica integra o conjunto de sete escolas com obras paradas há mais de dez anos e que, segundo a prefeitura, terão retomada até o fim de 2026.
Situação se repete em outros bairros
Em setembro, foram lançados os editais para contratação das construtoras responsáveis pela recuperação da Emei Moradas da Hípica e da Emei Raul Cauduro. Esta última já com licitação homologada e previsão de início das obras até o final de 2025.
Outras cinco unidades ainda dependem de análise técnica e elaboração de projetos complementares para que os serviços possam ser reiniciados em 2026.
- EMEI Colinas da Baltazar (Parque Santa Fé)
- EMEI Jardim Leopoldina II (Jardim Leopoldina)
- EMEI Clara Nunes (entre Restinga e Lageado)
- EMEI Jardim Urubatã (Aberta dos Morros)
- EMEI Loteamento Ana Paula (Restinga)
Seu negócio no Agora RS!
Fale com nosso time comercial e descubra como veicular campanhas de alto impacto, personalizadas para o seu público.