ZONA LESTE DA CAPITAL

Prefeitura de Porto Alegre faz desocupação de área invadida no Parque Saint’Hilaire

Ação na Lomba do Pinheiro retirou dez edificações em quatro dias. Responsável por venda ilegal de terrenos será alvo de investigação

Crédito: Prefeitura de Porto Alegre
Crédito: Prefeitura de Porto Alegre
Corsan Aegea — campanha 300x280

A Prefeitura de Porto Alegre concluiu, na manhã desta quinta-feira (8), a desocupação de uma área invadida dentro dos limites do Parque Saint’Hilaire, na parada 9 da Lomba do Pinheiro. A operação começou na segunda-feira (5) e resultou na retirada pacífica de dez edificações, sendo seis em fase de construção e quatro habitadas.

O responsável por lotear e vender a área de forma ilegal, dentro de uma unidade de preservação, foi identificado e será realizado registro policial.

No local, havia demarcações de lotes e novas construções em andamento. A prefeitura auxiliou na desmontagem das casas e no transporte dos materiais para outro local indicado pelas famílias.

“Estamos levando para onde elas indicarem para depósito e guarda desses materiais. Essas pessoas foram vítimas de venda irregular nesse terreno, e estamos tomando providências com o autor. Isso é pela dignidade delas e para não terem mais um gasto, enquanto uma alternativa de moradia é viabilizada”, explicou o adjunto da Secretaria Geral de Governo, Gelson Guarda.

A PGM (Procuradoria-Geral do Município) acompanhou a ação. Desde 2023, 414 lotes da região passam por processo de Regularização Fundiária Urbana. No entanto, novas construções não são permitidas na região.

“Em todo o loteamento das paradas 9, 10 e 11, as equipes da prefeitura estão trabalhando para regularização fundiária do Jardim Franciscano”, disse a diretora do E-Reurb, Simone Somensi.

Seu negócio no Agora RS!

Fale com nosso time comercial e descubra como veicular campanhas de alto impacto, personalizadas para o seu público.