FIM DO DECRETO

Prefeitura de Porto Alegre encerrará teletrabalho em 2025

Um decreto vai revogar o regramento, publicado em agosto de 2021, que permitia o trabalho remoto dos servidores municipais.

Crédito: Alex Rocha / PMPA
Crédito: Alex Rocha / PMPA

O sistema de trabalho remoto, ou teletrabalho, implementado pela Prefeitura de Porto Alegre durante a pandemia de Covid-19 chega ao fim em janeiro de 2025. Um decreto está para ser publicado encerrando o regramento publicado em agosto de 2021.

Todos servidores vão voltar a exercer suas funções de forma presencial a partir de 1° de janeiro de 2025. Essa data é quando começa o segundo mandato do prefeito eleito Sebastião Melo (MDB).

A decisão de acabar com o trabalho removo ocorreu em um encontro da equipe de transição do governo atual e da próxima gestão. “O teletrabalho é uma estratégia válida que se consolidou na pandemia. A proximidade física das equipes e a vivência dos desafios da cidade impactam diretamente na redução da burocracia e na agilidade das respostas aos cidadãos”, disse Melo.

O sistema de teletrabalho se tornou uma alternativa diante do agravamento da pandemia Covid-19. Ele foi adotado em um pacote de medidas que visavam reduzir a circulação de servidores nos prédios da administração municipal.

Na época, houve uma estimativa de redução de custo na ordem de R$ 10 milhões por ano em locação de imóveis.