A Prefeitura de Porto Alegre ampliou a estrutura do seu data center com a instalação de 24 novos servidores nesta semana. A Procempa (Empresa Pública de Tecnologia da Informação e Comunicação da Prefeitura de Porto Alegre) afirma que a modernização aumenta em 400% a capacidade de processamento em relação à estrutura anterior, com objetivo de reduzir instabilidades e melhorar o desempenho dos serviços digitais usados pela população.
Os equipamentos passam a sustentar o ambiente de virtualização da Procempa e dos sistemas da prefeitura. De acordo com a Companhia, a atualização busca dar mais eficiência e estabilidade para plataformas digitais, especialmente em períodos de grande volume de acessos.
Conforme a Procempa, a ampliação do data center tende a reduzir lentidão e quedas em sistemas online da prefeitura, suportar mais acessos simultâneos em serviços digitais, aumentar a estabilidade de plataformas usadas por secretarias e órgãos municipais e permitir que novos serviços digitais sejam implantados com mais capacidade técnica.
A modernização, conforme a companhia, ocorre após dez anos sem uma troca estrutural completa do parque de servidores.
O que foi instalado no data center
De acordo com a Procempa, cada servidor instalado possui dois processadores de 32 cores e 4 terabytes de memória, ampliando a capacidade de processamento dos sistemas municipais.
O data center é dividido em duas áreas principais:
- sala cofre, onde ficam os servidores que armazenam e operam os sistemas da companhia;
- sala Telecom, que integra a infovia da Capital, conectando as redes de fibra óptica da prefeitura aos servidores.
Essa infraestrutura permite a troca segura de informações entre secretarias e órgãos municipais, mantendo a operação dos sistemas digitais da administração.
Seu negócio no Agora RS!
Fale com nosso time comercial e descubra como veicular campanhas de alto impacto, personalizadas para o seu público.