A Prefeitura de Porto Alegre comunicou, na manhã desta segunda-feira (2), os dados referentes à passagem do temporal pela Capital gaúcha entre a noite de domingo (1º) e a manhã de hoje. Conforme, o executivo municipal está nas ruas para restabelecer a normalidade.
Conforme o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia), entre as 22h de domingo e as 7h de segunda, a precipitação acumulada somou 49 milímetros na Estação Jardim Botânico. Deste total, o Instituto registrou 40 milímetros no intervalo de uma hora (das 22h às 23h). Além disso, a velocidade do vento chegou a 80 km/h em Porto Alegre, também segundo o Inmet.
De ontem para hoje, circularam nas redes sociais, diversas imagens de pontos alagados de Porto Alegre, como vem sendo recorrente na Capital. Em entrevista à Rádio Gaúcha, o diretor do Dmae (Departamento Municipal de Água e Esgotos), Maurício Loss, disse que as causas dos alagamentos foram o acúmulo de água devido ao grande volume de chuva em um curto período e a falta de energia elétrica nas estações de bombeamento.
Loss mencionou também as bocas de lobo que, assim como em maio, voltaram a apresentar problemas, assim como em maio. A área com maiores problemas é a Zona Norte. O diretor disse que o Departamento já estabeleceu a normalidade em 60% dos casos e prometeu chegar a 100% em 60 dias.
Confira os dados do temporal em Porto Alegre
Trânsito
Até as 10h30 desta segunda-feira, a EPTC (Empresa Pública de Transporte e Circulação) registrava 37 ocorrências abertas, sendo três bloqueios totais por queda de árvores e 23 cruzamentos com semáforos fora de operação por falta de energia.
Defesa Civil de Porto Alegre
Soma 23 ocorrências relacionadas ao temporal. Destas, 10 foram por alagamentos, seis desabamentos (casas, muros, árvores, etc.), seis destelhamentos e um resgate.
Água e Esgotos
A ETA (Estação de Tratamento de Água) Ilhas está sem energia elétrica, assim como 10 Ebats (Estações de Bombeamento de Água Tratada). Pode, ainda, haver desabastecimento nas áreas dos sistemas São João e Moinhos de Vento, que tiveram energia restabelecida às 6h15.
Serviços Urbanos
Até as 10h, a Secretaria Municipal de Serviços Urbanos registrava 32 ocorrências de queda de árvores e galhos decorrentes do temporal em atendimento.
Saúde
Cerca de 50 unidades ou serviços de saúde do município operam com restrições, devido a falta de luz, de internet, ou interrupção no fornecimento de água.