MONITORAMENTO CLIMÁTICO

Porto Alegre terá sistema monitoramento e alerta em totens

Totens de monitoramento climático entram em operação em Porto Alegre nesta quarta-feira (15), com promessa de avanços na prevenção de desastres.

Crédito: Divulgação / Defesa Civil / PMPA
Crédito: Divulgação / Defesa Civil / PMPA

Porto Alegre passa a contar, a partir desta quarta-feira (15), com um novo sistema de monitoramento e alerta de eventos meteorológicos. Dez totens espalhados por pontos-chave da Capital gaúcha vão realizar medições e, quando necessário, emitir alertas e sirenes de advertência.

O teste final em um dos equipamentos ocorre às 14h de quarta-feira (15), no totem do Arroio Moinho (rua da Represa, 9, bairro Coronel Aparício Borges).

Os equipamentos eletrônicos têm a capacidade realizar diversas medições. Dentre elas estão volume de precipitação, velocidade e direção do vento, temperatura, umidade, pressão, qualidade do ar e radiação solar. 

Além disso, contam com câmeras videomonitoramento com visão de 360° graus. Os totens possuem alto-falantes de grande potência têm a função capazes de propagar o som ao vivo, reproduzir mensagens automáticas programáveis ou emitir avisos por sirene.

O sistema será gerenciado a partir de uma sede adaptada do Cemadec (Centro de Monitoramento e Alerta da Defesa Civil). O órgão passa a atuar na rua Buenos Aires, 156, bairro Jardim Botânico, na zona norte de Porto Alegre.

Imagem mostra um totem de alerta climático no arroio Moinho, em Porto Alegre. O céu está limpo e ensolarado.
Crédito: Divulgação / Defesa Civil / PMPA