
Porto Alegre terá risco de temporais isolados com queda de granizo nesta sexta-feira (28). O alerta foi emitido pela Defesa Civil da Capital após a análise das condições atmosféricas que apontam forte instabilidade ao longo do dia.
Conforme o Cemadec (Centro de Monitoramento e Alerta da Defesa Civil) e a Catavento Meteorologia e Meio Ambiente, o intenso aquecimento previsto — com temperatura máxima de 34°C — combinado à alta umidade deve favorecer a formação de áreas instáveis.
Esse cenário é propício para o surgimento de núcleos convectivos capazes de provocar granizo isolado, pancadas rápidas de chuva com acumulados próximos de 10 mm, descargas elétricas e rajadas de vento em torno de 50 km/h.
Diante do quadro, a Copae (Comissão Permanente de Atuação em Emergências) realizou uma reunião extraordinária na tarde de quinta-feira (27) para alinhar ações preventivas. Equipes municipais, estaduais e instituições parceiras reforçaram a prontidão para monitoramento contínuo e eventual atendimento à população.
Apesar de o aviso emitido ser de nível amarelo — que indica atenção e não alerta — o foco das autoridades está na possibilidade de granizo, fenômeno que pode causar danos pontuais em veículos, telhados e estruturas mais vulneráveis.