A Defesa Civil de Porto Alegre prorrogou, neste sábado (14), o alerta para condições climáticas adversas na capital. O aviso, que tem vigência das 12h de hoje até as 15h de domingo (15), baseia-se em informações do Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) e aponta risco de chuvas intensas e ventos fortes no município.
De acordo com o comunicado, os acumulados de chuva podem variar entre 50 e 100 mm por dia. As rajadas de vento podem alcançar entre 60 e 100 km/h. Esses fatores aumentam o risco de alagamentos, quedas de árvores, interrupções no fornecimento de energia elétrica e descargas atmosféricas.
A Defesa Civil orienta os moradores a adotarem medidas preventivas, como evitar áreas alagadas e procurar abrigos em locais seguros caso vivam em áreas de risco. Portanto, os órgãos orientam manter distância de árvores, postes e placas de sinalização, que podem cair por causa dos ventos.
A prefeitura informou que está monitorando as condições meteorológicas e preparada para atuar em ações de prevenção e resposta caso necessário. Conforme a administração, equipes da Defesa Civil e outros órgãos estão de prontidão para atender a população.
Em situações de emergência, os moradores podem acionar a Defesa Civil pelo telefone 199 ou o Corpo de Bombeiros pelo número 193.