A SMS (Secretaria Municipal de Saúde de Porto Alegre) e a Força Nacional do Sistema Único de Saúde iniciaram, no domingo (9), atendimentos às comunidades quilombolas de Porto Alegre. As ações ocorreram na Alameda A e Areal da Baronesa, ambos na Cidade Baixa. Novas atividades devem ocorrer ao longo da semana.
A ação mobilizou equipes volantes de médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem e farmacêuticos realizaram cerca de 100 atendimentos a 134 famílias. A saúde avaliou idosos, crianças e acamados. Além disso, profissionais efetuaram acompanhamento de hipertensos, troca de curativos, renovação de receitas e avaliação de sintomáticos respiratórios.
Ainda, houve um encaminhamento de urgência em saúde mental. A equipe recorreu ao Samu (Serviço de Atendimento Médico de Urgência) para realizar atendimento.
Conforme a coordenadora das políticas públicas de saúde da pasta municipal, Gisele Gomes, o atendimento médico itinerante emergencial busca dar continuidade no acolhimento às comunidades mais vulneráveis da Capital. “Vamos continuar com ações de saúde e esperança a quem mais precisa neste momento, como os povos e comunidades tradicionais”, destaca.