A partir desta sexta-feira (30), inicia a programação da 10ª Parada de Luta LGBT+, que ocorre no domingo, 1º. Confira abaixo as atividades e o serviço de trânsito:
Sexta-feira, 30
- Sessão Especial na Cinemateca Capitólio, às 19h
Exibição do curta-metragem documental Ferro’s Bar, sobre um episódio central para a formação do movimento lésbico brasileiro nos anos 1980.
Entrada gratuita.
Sábado, 31
- Ocupa Sapatão, das 14h às 22h, na Praça do Aeromóvel (junto à Usina do Gasômetro).
Domingo, 1º
- Parada de Luta LGBT+, a partir das 12h, no Parque da Redenção. Equipes da Secretaria Municipal de Saúde farão aconselhamento, entrega de preservativos externos e internos, lubrificantes e autotestes de HIV. Com previsão a partir das 17h, trios elétricos levarão a multidão até a Orla do Guaíba, onde a organização montará um palco que receberá atrações musicais.
Trânsito
A EPTC (Empresa Pública de Transporte e Circulação) fechará o acesso de veículos à avenida Edvaldo Pereira Paiva, a partir da rótula do Gasômetro até a Rótula das Cuias, a partir da 0h de sábado, 31. A reabertura do trecho ocorrerá na madrugada de segunda-feira, 2, após a desmontagem do palco. No domingo, 1º, a partir das 7h, a EPTC irá bloquear a avenida Setembrina.
A caminhada sairá da Redenção para a Orla do Guaíba, com previsão às 17h, passando pela rua LuiZ Englert e pela avenida Loureiro da Silva, vias bloqueadas conforme avança o trajeto.
Transporte
Após o início da caminhada, as linhas T7, 492 e E178 sofrerão desvios. No sentido Norte/Sul, a T7 seguirá pelas avenidas Osvaldo Aranha, João Pessoa, Salgado Filho e Borges de Medeiros. Já no sentido Sul/Norte, haverá desvio pela rua José do Patrocínio, avenida Venâncio Aires até a Osvaldo Aranha. A linha 492 será desviada pelo Túnel da Conceição e seguirá pela Mauá. A linha E178 será desviada pela Loureiro da Silva, Túnel da Conceição, Mauá até o Terminal da Borges. Após a passagem da passeata, os ônibus retornarão ao seu trajeto original.