ACOLHIMENTO

Porto Alegre: prefeitura prepara Ginásio do Demhab para receber população de rua

A Defesa Civil estima temperaturas de 3 graus neste final de semana na Capital

Foto: Rodger Timm / PMPA
Foto: Rodger Timm / PMPA

A prefeitura de Porto Alegre preparou o Ginásio do Demhab (Departamento Municipal de Habitação), para receber pessoas em situação de rua, caso haja necessidade, a partir de sexta-feira (28). A Defesa Civil estima temperaturas de 3 graus neste final de semana na Capital.

O local fica na rua Conde D’Eu, 66, bairro Santana. O espaço acolherá exclusivamente homens, das 19h às 7h, caso as vagas nos albergues já estiverem ocupadas.

Além disso, conforme a prefeitura, as equipes da Fasc (Fundação de Assistência Social e Cidadania) intensificaram as ações de orientação por meio das equipes de abordagem social. Isso em razão da previsão de frio extremo.

Ademais, segundo a Fasc, as unidades de atendimento em Creas (Centros de Referência Especializados de Assistência Social), Centros POPs e albergues seguem reforçando as orientações para a população de rua. Ao mesmo tempo, as equipes de abordagem realizam buscas diariamente.

A entrega de cobertores, doações de roupa, toucas de lã e kits higiene estão no calendário de atividades diárias. “Intensificamos as abordagens sistemáticas depois das 18h com o propósito de ofertar os espaços de albergagem, os serviços e o atendimento diurno nos Centros POPs”. A fala é da coordenadora da Aicas (Associação Inter-Comunitária de Atendimento Social), Kizzy Pereira. A Aicas integra a rede parceira da Fasc.

As 11 equipes de abordagem social atuam diariamente das 8h30 às 17h30. Na região Centro, até as 21h. Já a abordagem da ronda noturna por meio de busca ativa funciona das 20h às 23h. Além da busca ativa, a solicitação de acesso aos espaços pode ocorrer por meio da Central de Abordagem pelo canal 156 opção 7, que funciona 24h.

Ação humanitária 

Por fim, o estado de calamidade pública antecipou a fase extraordinária da Operação Inverno. Neste momento, são mais 36 alojamentos provisórios em Porto Alegre para famílias atingidas pela enchente. Eles oferecem alimentação, segurança, estruturas com voluntários, servidores e serviços contratados pelo município.