Adolescentes e jovens de 15 a 19 anos que não têm registro de doses da vacina contra o HPV (papilomavírus humano) poderão continuar se vacinando em Porto Alegre. A regra vale para qualquer unidade de saúde da Capital. A prefeitura prorrogou a ampliação da faixa etária, inicialmente prevista até 31 de julho, até dezembro deste ano.
A vacina HPV4 (HPV quadrivalente) protege contra os tipos 6, 11, 16 e 18 do vírus. Assim, previne as principais complicações causadas pelo vírus em homens e mulheres.
Além da ampliação temporária, a Saúde segue oferecendo imunização de forma permanente para outros públicos com recomendação oficial. São eles:
- Crianças e adolescentes com idade entre 9 e 14 anos: dose única.
- Indivíduos imunocomprometidos de 9 a 45 anos (pessoas vivendo com HIV e Aids, pacientes oncológicos e transplantados): três doses independentemente da idade.
- Pessoas de 15 a 45 anos de idade imunocompetentes vítimas de violência sexual: esquema de 2 doses para os de 9 a 14 anos e 3 doses para os de 15 a 45 anos.
Rolê da Vacina
As secretarias municipais de Saúde e Educação seguem realizando nas escolas de Porto Alegre o Rolê da Vacina. A iniciativa leva equipes de saúde até as instituições de ensino da Capital com o objetivo de facilitar o acesso à vacinação e reforçar a importância da imunização entre crianças, adolescentes e trabalhadores da educação.
Desde maio, as equipes passaram a atuar nas escolas de ensino fundamental e médio, com a aplicação de vacinas como influenza, tríplice viral, ACWY – além do HPV. As visitas são previamente articuladas entre as unidades de saúde e as direções escolares. Em geral, a vacinação ocorre nos horários de entrada e saída dos alunos.