O Dmae (Departamento Municipal de Água e Esgotos de Porto Alegre) paralisa, na noite deste domingo (25), a ETA (Estação de Tratamento de Água) Moinhos de Vento. Ação pode afetar o abastecimento de água em 21 bairros (confira abaixo). O objetivo da ação é concluir um serviço emergencial afeta o fornecimento de água em parte do Centro Histórico e Floresta.
Em relação a este primeiro serviço, o Departamento relatar estar desde o sábado (24), explorando as demais alternativas para o reparo de uma adutora de 300 milímetros na rua Garibaldi. No tanto, não obteve sucesso até o momento.
“A paralisação da ETA foi deixada como última possibilidade em razão da concentração de estabelecimentos de serviços essenciais na área atendida pela Estação”, disse o Dmae em comunicado.
Assim, nesta segunda-feira (26), o Dmae fornecerá caminhões-pipa que atenderão demandas urgentes. Entre elas, por exemplo, hospitais. A previsão é de retomada do tratamento e distribuição aconteça ao longo do dia.
Retorno da água
O Dmae destaca que, após paradas mais longas, a água pode apresentar coloração e gosto alterados devido ao arraste de micropartículas que podem estar nas paredes internas da tubulação. Mas elas não são prejudiciais à saúde, garante o Departamento.
Se o aspecto demorar a normalizar, o cliente pode solicitar lavagem da rede ou do ramal domiciliar. O serviço está disponível no telefone 156, opção 2.
Confira os Bairros abastecidos pelo Sistema Moinhos de Vento
- Auxiliadora
- Azenha
- Bela Vista
- Bom Fim
- Centro Histórico
- Cidade Baixa
- Farroupilha
- Floresta
- Independência
- Jardim Botânico
- Menino Deus
- Moinhos de Vento
- Mont’Serrat
- Partenon
- Petrópolis
- Praia de Belas
- Rio Branco
- Santa Cecília
- Santana
- São João
- Três Figueiras.