CINCO MESES DEPOIS...

Porto Alegre dará início à recuperação da Orla de Ipanema

Parte do calçadão de Ipanema teve danos nas enhentes do Guaíba de setembro e novembro de 2023 e em maio de 2024.

Calçadão de Ipanema teve a estrutura danificada após enchentes. Crédito: Sergio Louruz / SMAMUS / PMPA
Calçadão de Ipanema teve a estrutura danificada após enchentes. Crédito: Sergio Louruz / SMAMUS / PMPA

Cinco meses depois da enchente do mês de maio, a Prefeitura de Porto Alegre anunciou que vai revitalizar a Orla de Ipanema, na zona sul da Capital. A ordem de início da recuperação no entorno da avenida Guaíba será dada nesta quinta-feira (10).

Parte do calçadão de Ipanema teve danos na cheia de setembro e novembro de 2023. Pedras do piso se soltaram devido à força das ondas criadas pelo vento forte (veja vídeo no fim desta notícia).

Contudo, a situação se agravou em maio, quando o Guaíba atingiu seu maior nível na história da cidade, superando a cheia de 1941. Na ocasião, as águas avançaram por ruas do bairro, que ficaram cobertas de areia e outros resíduos.

Conforme a administração, a Orla de Ipanema passará por reforma no calçadão e nos equipamentos públicos. Melhorias estão previstas previstas na acessibilidade e na infraestrutura para “tornar o local mais resistente aos impactos das cheias” do Guaíba.

Reforma da Orla de Ipanema em 2023

O calçadão de Ipanema recebeu reforma em 2023. A estrutura teve sua reinauguração em maio daquele ano, quando houve implementação de várias melhorias.

Além do conserto dos passeios, com colocação de piso podotátil, postes de vôlei de areia, novos bancos e lixeiras, entre outros. Na época, também houve a construção de um muro de contenção e uma estrutura em pedra para proteção da borda do calçadão da avenida Guaíba.

Enchentes danificaram calçadão