O DMLU (Departamento Municipal de Limpeza Urbana) recolheu 7 toneladas de resíduos no segundo turno das eleições em Porto Alegre. O volume é 2,5 vezes menor que o removido durante o primeiro turno, no dia 6 de outubro.
“No primeiro pleito das eleições recolhemos cerca de 18 toneladas de resíduos. Grande parte do material de campanha era composto por bandeirolas. Agora, com uma quantidade ainda menor de impressos e a própria dinâmica do segundo turno, esse quantitativo foi significativamente reduzido”, aponta o diretor-geral do DMLU, Carlos Alberto Hundertmarker.
O serviço especial de limpeza ocorreu entre as 17h às 23h. Ao todo, 354 trabalhadores, entre garis, motoristas e operadores, e 23 caminhões participaram da ação, conforme o DMLU.
Os materiais tiveram como destino a Estação de Transbordo, localizada no bairro Lomba do Pinheiro, na zona leste de Porto Alegre, para pesagem e envio ao aterrro sanitário de Minas do Leão. No decorrer do dia, garis em regime de plantão fizeram a conservação das vias nas proximidades dos colégios eleitorais.
No segundo turno, o Serviço de Fiscalização não recebeu chamados ou denúncias sobre descarte irregular de resíduos de campanha.