NA ESCURIDÃO

Pela quarta vez, furto de cabos deixa Túnel da Conceição às escuras em Porto Alegre

Trecho no sentido bairro-Centro teve o fornecimento interrompido após ação de vândalos. IPSul prevê restabelecimento até terça-feira (21).

Crédito: Cesar Lopes / PMPA
Crédito: Cesar Lopes / PMPA

A iluminação do Túnel da Conceição, em Porto Alegre, foi novamente alvo de vandalismo na madrugada desta segunda-feira (20). Cabos do quadro de alimentação do circuito elétrico foram furtados, deixando sem luz o sentido bairro-Centro da estrutura.

Equipes da concessionária IPSul trabalham no local. No entanto, a previsão é de restabelecimento do serviço até a noite de terça-feira (21).

Este é o quarto episódio de furto registrado desde 2024. O caso mais recente havia ocorrido em setembro, quando 24 metros de cabos foram levados. Em junho, duas ações semelhantes resultaram no roubo de 72 projetores de iluminação na parte interna do túnel. O prejuízo acumulado chega a cerca de R$ 65 mil, conforme estimativas da Prefeitura de Porto Alegre.

Importante ligação entre as zonas Centro e Norte, o túnel conecta a avenida Osvaldo Aranha à elevada da Conceição e registra tráfego intenso diariamente, sendo considerado um dos principais eixos de mobilidade da Capital.

De acordo com a SMSUrb (Secretaria Municipal de Serviços Urbanos), mais de 3,4 mil metros de fiação já foram furtados em Porto Alegre apenas em 2024. Desde 2021, o prejuízo totaliza R$ 255 mil aos cofres públicos. O órgão reforça que a reposição dos cabos é feita com recursos municipais e que os furtos comprometem a segurança de motoristas e pedestres.

Seu negócio no Agora RS!

Fale com nosso time comercial e descubra como veicular campanhas de alto impacto, personalizadas para o seu público.