A Orla do Guaíba não vai sediar a virada do ano de 2024 para 2025. A festa de Réveillon de Porto Alegre será realizada a cerca de 800 metros dali, no Parque Harmonia. O anúncio ocorreu hoje (27) e contou com representantes da prefeitura da Capital e da concessionária do parque, a GAM3 Parks.
A administração da cidade não explicou o motivo da troca de endereço da festa. Apenas comemorou a realização do evento no espaço fechado – e concedido a uma empresa da iniciativa privada.
O evento terá entrada gratuita, a partir das 19h de 31 de dezembro. Na virada do ano, um show de fogos irá iluminar o céu de Porto Alegre por oito minutos, a partir de duas balsas, no Guaíba, e também acima do palco do evento.
Os participantes poderão levar bebidas. A limitação ocorre apenas para o acesso de copos e garrafas de vidro (exceto espumantes). Haverá food trucks disponíveis no evento, além de restaurantes do perímetro que estarão abertos durante o período de ceia.
Atrações musicais e expectativa de público
A cantora Lauana Prado, fenômeno do sertanejo, é uma das grandes atrações da festa da virada, que terá, ainda, os grupos Papas da Língua e SPC – Só Pra Contrariar; a Escola de Samba do Estado Maior da Restinga; os DJs Viny e Capu; e representantes da música tradicionalista, com apresentações de Luiza Barbosa e do grupo Alma Gaudéria.
Conforme a organização, a expectativa é de receber 150 mil pessoas. Portanto, superando o Réveillon 2023/2024, que registrou 100 mil espectadores na Orla do Guaíba. A prefeitura de Porto Alegre afirma que ambulâncias e um posto médico vão atender possíveis ocorrências.
Não há informações sobre linhas de ônibus para atender a região, visto que a Edvaldo Pereira Paiva fica fechada em dia de grandes eventos.
Limpeza na dispersão
No fim da festa, o DMLU (Departamento Municipal de Limpeza Urbana) ficará responsável pela limpeza das avenidas e ruas circundantes. Enquanto a concessionária GAM3 Parks assumirá a responsabilidade da manutenção do parque.