SEGURANÇA ALIMENTAR

Parceria levará Cozinhas Solidárias para usuários das Unidades Básicas de Saúde do GHC

Hoje, são 12 UBS's administradas pelo GHC, a maioria na Zona Norte, região onde há o maior número de população em insegurança alimentar na Capital

Foto: Isabelle Rieger/Divulgação
Foto: Isabelle Rieger/Divulgação

Uma reunião na manhã de sexta-feira (5) no GHC (Grupo Hospitalar Conceição), em Porto Alegre, selou uma parceria entre o GHC e a Conab (Companhia Nacional de Abastecimento). O acordo permitirá o envio de alimento a pessoas em situação de vulnerabilidade na Zona Norte da Capital.

Foto: Catiana de Medeiros/Conab

O presidente da Conab, Edegar Pretto (E), e o presidente do GHC, Gilberto Barichello (D), avançaram nas tratativas para a instalação de Cozinhas Solidárias, que irão atender usuários das UBSs (Unidades Básicas de Saúde) do GHC. Hoje, são 12 UBS’s administradas pelo GHC, a maioria na Zona Norte, região onde há o maior número de população em insegurança alimentar na Capital.

O PAA (Programa de Aquisição de Alimentos), operacionalizado pela Conab, é o responsável pelo abastecimento das Cozinhas Solidárias. A iniciativa compra o alimento direto de entidades da agricultura familiar. 

Ademais, segundo a Conab, 50% da comida comprada pelo GHC já é através do PAA, direto da agricultura familiar. Assim, o objetivo agora é levar essa política para as Unidades Básicas de Saúde do GHC, com as Cozinhas Solidárias.

“Nós queremos trabalhar com rapidez. Essa ação coloca em prática o conceito ampliado de saúde, que tem na alimentação um de seus principais aliados para reduzir o número de pessoas doentes”, disse, por fim, o presidente Edegar Pretto.