
O DMAE (Departamento Municipal de Água e Esgotos) vai executar seis serviços simultâneos que exigem o desligamento da ETA (Estação de Tratamento de Água) São João. As ações ocorrem entre domingo (13) e terça-feira (15) e devem afetar 637 mil pessoas nas zonas Norte e Leste de Porto Alegre.
O desligamento começa às 18h de domingo e termina apenas após a conclusão dos trabalhos, prevista para a madrugada de terça. Em bairros mais altos ou distantes, a normalização completa do abastecimento pode ocorrer apenas na quarta-feira (16).
Conforme a autarquia, entre as intervenções está a substituição de parte da adutora de recalque da EBAT Ouro Preto, cuja ruptura em abril deixou mais de 219 mil pessoas sem água por dois dias. A troca do barrilete, com um metro de diâmetro, visa evitar falhas semelhantes.
Outros serviços estão ligados à ampliação do Sistema de Abastecimento São João, com investimento de R$ 87 milhões. Haverá a conexão de uma nova adutora de sucção da Ebat Ouro Preto em três pontos estratégicos. Um novo registro, de quatro toneladas, será instalado para permitir futuras manutenções sem parar toda a ETA, reduzindo em até um terço os impactos de novas intervenções.
Durante a operação, haverá ainda manutenção preventiva dentro da própria estação.
Atendimento com caminhões-pipa
O DMAE manterá caminhões-pipa para abastecimento emergencial. A frota atenderá hospitais, clínicas geriátricas, casas de saúde e escolas. Demandas residenciais devem ser encaminhadas às subprefeituras da Capital.
Bairros afetados pelo desligamento
Anchieta, Auxiliadora, Boa Vista, Chácara das Pedras, Costa e Silva, Cristo Redentor, Farrapos, Floresta, Higienópolis, Humaitá, Jardim Carvalho, Jardim Europa, Jardim Floresta, Jardim Lindóia, Jardim Itú, Jardim Sabará, Jardim Leopoldina, Jardim São Pedro, Mario Quintana, Morro Santana, Navegantes, Parque Santa Fé, Passo D’Areia, Passo das Pedras, Rubem Berta, Santa Maria Goretti, Santa Rosa de Lima, São Geraldo, São João, São Sebastião, Sarandi, Três Figueiras, Vila Ipiranga e Vila Jardim.
Orientação após o retorno da água
O abastecimento pode retornar com alterações na coloração ou gosto da água devido ao arraste de micropartículas. O DMAE orienta que, em caso de persistência, seja solicitado o serviço de lavagem da rede pelo telefone 156 (opção 2).