O Instituto de Pesquisas Hidráulicas da UFRGS (Universidade Federal do Rio Grande do Sul) publicou um boletim, no fim da tarde de ontem (29), com previsões para o comportamento do Guaíba nos próximos dias. Segundo o IPH, o nível da água deve chegar à cota de inundação, hoje de 3,60m, nos próximos dias.
Às 10h desta quinta-feira (30), o nível do Guaíba estava em 3,79m. A medição é feita por um sensor automático instalado próximo da Usina do Gasômetro. A Sema-RS (Secretaria de Meio Ambiente e Infraestrutura do Rio Grande do Sul), o SGB (Serviço Geológico do Brasil), e a ANA (Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico) realizam o trabalho.
Contudo, a chegada neste patamar será lenta ainda. Conforme o IPH, os cenários de previsão indicam recessão da cheia, com níveis ainda elevados. Porém, em declínio lento nos próximos dias em resultado dos volumes afluentes dos rios pelas chuvas da semana passada.
Assim, mesmo com a baixa da água, devem ocorrer oscilações e represamentos com elevações temporárias. Isso em função do efeito dos ventos.