ESQUELETO URBANO

MP recomenda cercamento do Anfiteatro Pôr do Sol em Porto Alegre

Estrutura apresenta risco após incêndio, enchente e vandalismo na Orla do Guaíba

Porto Alegre, RS - 10/08/2018
Imagens áreas de Porto Alegre.
Crédito: Joel Vargas / arquivo PMPA
Porto Alegre, RS - 10/08/2018 Imagens áreas de Porto Alegre. Crédito: Joel Vargas / arquivo PMPA

O MP-RS (Ministério Público do Rio Grande do Sul) recomendou, nesta quarta-feira (27), que o prefeito de Porto Alegre, Sebastião Melo (MDB), adote medidas emergenciais no Anfiteatro Pôr do Sol, localizado na Orla do Guaíba. A estrutura encontra-se em estado avançado de deterioração. Há risco à segurança de quem passa pelo local.

A recomendação foi emitida pela Promotoria de Justiça de Habitação e da Ordem Urbanística com base em vistorias técnicas do inquérito civil. Conforme o documento, o espaço sofreu impactos severos causados por incêndios, alagamentos recentes e atos de vandalismo. Isso resultou em corrosão de vigas, instalações destruídas e acúmulo de lixo e fezes.

De acordo com a promotora de Justiça Martha Weiss Jung, o cercamento imediato do anfiteatro com material resistente a furtos e ao tempo é necessário. Ação visa impedir a entrada de pessoas, especialmente em situação de rua, e evitar acidentes. A recomendação também prevê ações de limpeza e desinfecção da área.

Enquanto o projeto de concessão da Orla — que prevê a futura demolição do equipamento — não avança, o MP considera fundamental garantir a segurança de quem circula pela região. O objetivo é evitar riscos estruturais e novos danos à população usuária do espaço público.

Seu negócio no Agora RS!

Fale com nosso time comercial e descubra como veicular campanhas de alto impacto, personalizadas para o seu público.