PREVISÃO DO TEMPO

Metade Norte do RS terá chuva intensa neste domingo

Previsão traz a possibilidade de que o nível dos rios volte a subir. Guaíba também deve ser impactado após dias de queda

A previsão o tempo aponta que o Rio Grande do Sul terá mais chuva neste domingo (12). As informações são da Sema-RS (Secretaria de Meio Ambiente e Infraestrutura) e confirmam as previsões publicadas nos últimos dias pelos demais institutos.

Conforme a Secretaria, o domingo terá a formação de uma baixa pressão em conjunto com o fluxo de umidade vindo do norte do país. Este quadro mantém as chuvas intensas em toda a metade norte do Estado, que inclui Missões, Norte, Centro, Vales, Região Metropolitana, Serra e Litoral Norte,

O volume de chuva podem variar entre 90mm e 160mm. Podem ocorrer ainda ventos entre 40km/h e 60km/h, provocando sensação de frio. Além disso, quem estiver no Litoral verá um dia de mar agitado.

A chuva adentra a segunda-feira (13), com intensidade entre moderada e forte. Os volumes devem variar entre 30mm e 45mm no Norte, na Serra, nos Campos de Cima da Serra e na divisa com Santa Catarina. A situação dos ventos, do mar e das temperaturas, será semelhante a de domingo.

A tendência é que o tempo firme retorne na terça-feira (14). Contudo, o fim das chuvas virá acompanhado da chegada de um frio mais intenso. A manhã registrará temperaturas abaixo dos 10 graus. O mar seguirá agitado devido ao vento sul/leste.

Situação dos rios

Devido à chuva, que retornou ao Estado desde a quarta-feira (8), é esperada a elevação de rios menores, arroios e córregos já na passagem do sábado para o domingo. Aos poucos, deverá vir a resposta em rios maiores, como o Caí e o Taquari.

A elevação do Guaíba deve ocorrer já no domingo, conjuntamente com os rios Jacuí, Sinos e Gravataí.

Por isso, a orientação é que pessoas que moram em áreas com declive ou elevação nas regiões da Serra, Litoral Norte, Vales e Centro do Estado, busquem locais seguros devido ao risco de ocorrência de movimentos de massa.

“Saia de casa imediatamente caso identifique rachaduras, barulho ou vibrações nas paredes ou terreno. Árvores, postes ou cercas inclinadas também são sinais de risco iminente. Deixe o local e acione os telefones de emergência”, diz a Defesa Civil estadual.