POLÍTICA

Porto Alegre tem ato contra PEC da Blindagem e projeto de anistia

Medidas que tramitam o Congresso Nacional visam proteger congressistas e perdoam envolvidos em tentativa de golpe

Imagem cedida por: Raul Cardoso
Imagem cedida por: Raul Cardoso
Corsan Aegea — campanha 300x280

Manifestações contra a PEC da Blindagem e a proposta de anistia a envolvidos no 8 de Janeiro foram registradas neste domingo (21) em todas as capitais brasileiras, incluindo Porto Alegre. Ao todo, 33 cidades tiveram atos, de acordo com os organizadores.

Além da crítica ao projeto que pode dificultar o julgamento de parlamentares, os protestos também cobraram a prisão do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), condenado a 27 anos de prisão por tentativa de golpe de Estado e outros crimes.

Na capital gaúcha, o protesto teve início no viaduto Dona Leopoldina, também conhecido como viaduto do Brooklyn, próximo ao Parque da Redenção. O ato começou por volta das 14h e contou gritos de “Sem Anistia”, faixas e cartazes com críticas ao Congresso Nacional e à PEC.

Cerca de uma hora depois, os manifestantes iniciaram caminhada pela rua Luiz Englert, ingressando em seguida na avenida João Pessoa, até o Monumento ao Expedicionário, ponto final da mobilização.

Não há estimativa de público presente no evento, conforme a Brigada Militar.

O que diz a PEC

A chamada PEC da Blindagem (PEC 3/2021) propõe que deputados e senadores só possam responder a ações judiciais com autorização da maioria da respectiva casa legislativa, por votação secreta.

Críticos da medida apontam que ela pode inviabilizar o combate à corrupção e gerar um novo ciclo de impunidade parlamentar, como o que marcou o Congresso nos anos 1990.

Seu negócio no Agora RS!

Fale com nosso time comercial e descubra como veicular campanhas de alto impacto, personalizadas para o seu público.