A Prefeitura de Porto Alegre enviou mensagem via WhatsApp para 5.250 famílias cujos pedidos do Auxílio Reconstrução estão autorizados e pendentes de confirmação. O titular deve acessar a plataforma Gov.BR, inserir seus dados e, caso positivo, realizar o aceite.
As notificações foram enviadas pelo WhatsApp 156, através do número fixo (51) 3433-0156, canal oficial da prefeitura no aplicativo de mensagens. Desconsidere mensagens sobre o Auxílio Reconstrução recebidas de números diferentes do (51) 3433-0156.
Após a confirmação, a Caixa efetua o depósito de R$ 5,1 mil em alguns dias. Os valores vão cair em conta corrente ou poupança vinculada ao banco, diretamente pelo aplicativo Caixa Tem. Tanto a aprovação quanto o pagamento têm processamento pelo governo federal.
“A prefeitura segue promovendo esforços para que as pessoas que têm direito obtenham seus benefícios. Estamos fazendo uma busca ativa destes cadastros aprovados para o Auxílio Reconstrução, pois entendemos que muitas pessoas, por demora na análise ou por estarem em situação de vulnerabilidade, esquecem de conferir o andamento do benefício”, esclarece o titular da SMDS (Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social), Jorge Brasil.
Atendimento para recursos administrativos
A prefeitura ampliou os horários da secretaria para atender famílias que tiveram o pedido negado ou aguardam retorno sobre o Auxílio Reconstrução. Conforme a prefeitura, a apresentação de recursos pode ocorrer até 3 de dezembro, nos seguintes endereços:
Horários e locais de atendimento
- SMDS – Sábados: das 9h às 16h (atendimento exclusivo para o Auxílio Reconstrução).
- SMDS – Segunda a sexta-feira: das 8h às 20h (em dias úteis).
- Demhab (Departamento Municipal de Habitação): Avenida Princesa Isabel, 1.115 – das 9h às 17h.
- Colônia de Pescadores Z-5: Rua Nossa Senhora da Boa Viagem, 1916 – Ilha da Pintada – das 9h às 16h30.
- Posto Avançado Norte, a AMVEP: Avenida 21 de Abril, 792 – Sarandi – das 9h às 17h30.
- Posto Avançado Humaitá/Navegantes: Paróquia São Miguel Arcanjo – Rua Dona Teodora, 1409 – das 9h às 17h30.