POR CAUSA DA CHEIA

Mais de 20 bairros de Porto Alegre podem ter falta d'água

Crédito: Alex Rocha/PMPA
Crédito: Alex Rocha/PMPA

Pelo menos 21 bairros de Porto Alegre podem ter falta de água por causa da cheia do Guaíba. A estimativa do DMAE (Departamento Municipal de Águas e Esgotos) é de que os reservatórios tenham uma margem de até 24 horas. Após isso, deve iniciar o desabastecimento.

O Sistema de Abastecimento de Água Moinhos de Vento está parado pelo temor que a enchente possa danificar as bombas. Com o desligamento do sistema de água bruta, estação de tratamento de água também parou.

“Com o nível do Guaíba subindo rapidamente, será necessário parar com a captação e bombeamento da água bruta para evitar de colapsar as bombas”, explica o diretor-geral Maurício Loss.

O Guaíba atingiu 4,31 metros no Cais Mauá, de acordo com a medição do CEIC-POA (Centro Integrado de Comando de Porto Alegre). No entanto, a leitura automática nção está confiável.

Onde pode faltar água em Porto Alegre

Auxiliadora, Azenha, Bela Vista, Bom Fim, Centro Histórico, Cidade Baixa, Farroupilha, Floresta, Independência, Jardim Botânico, Menino Deus, Moinhos de Vento, Mont Serrat, Partenon, Petrópolis, Praia de Belas, Rio Branco, Santa Cecília, Santana, São João e Três Figueiras.