Após publicar ontem (21) um alerta de chuva para o Rio Grande do Sul, o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) publicou novos alertas para tempestades no Estado. O primeiro aviso já está em vigor e vai até a manhã de quinta-feira (22), quando a chuva se desloca e outro alerta passa a valer.
Ambos os alertas são de cor laranja, de média intensidade entre os elencados pelo Instituto. Os dois preveem acumulados de chuva entre 30 e 60 mm/h ou 50 e 100 mm/dia, com ventos intensos (60-100 km/h), e queda de granizo.
As tempestades atingem primeiro áreas mais ao Sul. O alerta abrange o Sul, a Campanha, a Região Central, a Fronteira Oeste, os Vales, o Noroeste e a Costa Doce, se aproximando de Porto Alegre. (Confira no mapa abaixo).
Ademais, a partir da manhã de quinta-feira, entra em vigor o alerta que prevê tempestades para partes ainda não atingidas do território gaúcho. A chuva chega à Serra, ao Norte, ainda Região Central, Vales, de forma mais definitiva a Porto Alegre e Região Metropolitana, Litoral Norte, além de partes mais fronteiriças do Noroeste. (Confira no mapa abaixo).
Ademais, como dito, os alertas são laranja. Em condições normais eles já apontam risco de corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de árvores e alagamentos. Assim, dadas as condições do Rio Grande do Sul, esse alerta é redobrado. Por fim, a recomendação é seguir as orientações das autoridades.
- Agora no Tempo
- Costa Doce
- Cotidiano
- Fronteira Oeste
- Litoral Norte
- Porto Alegre
- Previsão do Tempo
- Redes Sociais
- Região Carbonífera
- Região Central
- Região da Campanha
- Região Metropolitana
- Região Noroeste
- Região Norte
- Região Sul do RS
- Rio Grande do Sul
- Serra gaúcha
- Vale do Caí
- Vale do Jacuí
- Vale do Paranhana
- Vale do Rio Pardo
- Vale do Sinos
- Vale do Taquari
- Vales
- INMET - Instituto Nacional de Meteorologia