PRAÇA XV

Incêndio atinge comércios e edifício no Centro de Porto Alegre

As edificações ficam em frente da Praça XV, um dos locais mais movimentados da Capital gaúcha.

Crédito: CBMRS / Divulgação
Crédito: CBMRS / Divulgação
Carregando anúncio…
Corsan Aegea — campanha 300x280

Um incêndio de grandes proporções atinge dois casarões e um prédio no Centro Histórico de Porto Alegre na tarde desta quarta-feira (5). As edificações ficam em frente da Praça XV, um dos locais mais movimentados da Capital gaúcha.

O sinistro teve início por volta das 14h45. De acordo com o CBMRS (Corpo de Bombeiros Militar do RS), há 7 unidades e mais de 30 agentes da corporação no local.

Os primeiros focos de incêndio começaram no segundo andar de um dos comércios, que estavam instalados em casarões. Por causa da grande proporção das chamas, o fogo se alastrou e atingiu salas comerciais do Edifício Phoenix, que fica ao lado. O edifício Praça XV não teria sido atingido pelo fogo.

Os locais foram evacuados. Não há feridos ou desaparecidos.

Vinte pessoas atendidas

Conforme a SMS (Secretaria Municipal de Saúde), 20 pessoas foram triadas pelas equipes do SAMU, que atuaram com quatro ambulâncias. Do total, 15 pacientes apresentaram sintomas leves e foram atendidos no local, três foram levados ao HPS por inalação de fumaça e dois receberam atendimentos específicos — um homem de 50 anos em convulsão e uma mulher de 29 anos com broncoespasmo leve, ambos estabilizados.

A SMS informou ainda que conta com o apoio do Hospital São Lucas e do Hospital Cristo Redentor, que disponibilizaram leitos para atendimento de possíveis novas vítimas.

Trânsito no Centro de Porto Alegre tem alterações

Por causa da ocorrência, o trânsito no entorno da Praça Pereira Parobé entre a avenida Otávio Rocha e avenida Júlio de Castilhos está bloqueado. Também há bloqueio na rua Vigário José Inácio, Otávio Rocha e rua Doutor Flores.

Os ônibus que atendem o Terminal Pereira Parobé estão realizando embarque e desembarque a partir da avenida Júlio de Castilhos.

Nota da Secretaria Municipal da Saúde

A Secretaria Municipal de Saúde informa que não há registro de vítimas graves no incêndio ocorrido nesta quarta-feira, na Praça XV de Novembro.

Até o momento, 20 pacientes foram triados pelas equipes do SAMU. Quatro ambulâncias do serviço foram deslocadas ao local. Ambulâncias da Unimed e Eccosalva apoiaram na triagem das pessoas.

* 15 pacientes apresentaram sintomas leves, receberam atendimento no local e foram liberados.

* 3 pacientes foram encaminhados ao Hospital de Pronto Socorro por inalação de fumaça.

* 1 paciente, homem de aproximadamente 50 anos, foi encontrado convulsionando nas proximidades do incêndio. Ele recebeu atendimento da equipe, foi medicado, estabilizado e também encaminhado ao HPS.

* 1 paciente, mulher de 29 anos, apresentou broncoespasmo leve (saturação de 92% em ar ambiente). Após uso de salbutamol aerossol, teve melhora e foi liberada no local.

A Secretaria Municipal de Saúde conta com o apoio de outras instituições, como o Hospital São Lucas, que disponibilizou leitos para pacientes com perfil clínico dos hospitais de trauma, e o Hospital Cristo Redentor, que também se colocou à disposição.

Seu negócio no Agora RS!

Fale com nosso time comercial e descubra como veicular campanhas de alto impacto, personalizadas para o seu público.