CUIDADORA DE IDOSOS

IFRS abre inscrição para curso profissionalizante do programa Mulheres Mil

São 50 vagas para o curso de Cuidadora de Idosos. As interessadas podem se inscrever até 19 de agosto

Foto: Rafa Neddermeyer/Agência Brasil
Foto: Rafa Neddermeyer/Agência Brasil

Estão abertas as inscrições para o curso profissionalizante “Cuidadora de Idosos” promovido pelo Programa Mulheres Mil. A iniciativa ocorre no Campus Zona Norte do IFRS (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul). Esse é o primeiro curso oferecido pelo campus, e é uma oportunidade para mulheres a partir de 16 anos que estejam em situação de vulnerabilidade e risco social. 

No total são ofertadas 50 vagas, divididas em duas turmas de 25 alunas, sendo uma pela manhã e outra à tarde. Há reserva de oito  vagas para mulheres autodeclaradas negras (pretas ou pardas), indígenas ou com deficiência, em cada turno.

Vale ressaltar que todos os cursos oferecidos pelo IFRS são totalmente gratuitos.

Inscrições

As inscrições também são de graça  e podem ser feitas até 19 de agosto de 2025 pelo formulário eletrônico que consta no edital de chamada das inscrições,  por ficha de inscrição impressa que deve ser entregue no campus, ou ainda de forma presencial de segunda a quarta das 9h às 15h (conforme orientações descritas no edital). 

Dúvidas podem ser enviadas para o e-mail [email protected] ou esclarecidas diretamente no campus nos dias e horários descritos acima.

Sobre o curso

O curso de Cuidadora de Idosos do Programa Mulheres Mil terá duração de 160 horas. As atividades ocorrem em três dias da semana: segundas, terças e quartas, com quatro horas  de duração por dia de curso.  

Turma da manhã: das 8h às 12h15

Turma da tarde: das 13h às 17h15

O início das aulas está previsto para 1º de setembro de 2025

Confira aqui o edital de inscrição (inscrição e curso  gratuitos)

Sobre o Programa Mulheres Mil

O Programa Mulheres Mil é uma ação consolidada de formação profissional que busca compreender a dimensão de gênero, em especial das mulheres que tiveram poucas oportunidades de escolarização e acesso ao mundo do trabalho, em suas desigualdades. A proposta de acesso, permanência e êxito  visa o empoderamento, a superação de violências e a equidade de gênero.

O Objetivo é fomentar, no âmbito do Programa, a oferta de cursos de qualificação profissional, a fim de contribuir para a igualdade social, econômica, racial, étnica e de gênero de mulheres em situação de vulnerabilidade social. 

Campus Zona Norte está localizado na  Avenida Francisco Trein, 326 – Cristo Redentor – Porto Alegre/RS