Porto Alegre deve voltar a receber grandes turnês com a construção da FLY 51, uma nova arena multiuso com capacidade para até 20 mil pessoas. O espaço será implantado em uma área de 27 mil m² no Aeroporto Salgado Filho. A inauguração está prevista para março de 2026. A informação foi revelada pela Revista Exame, que teve acesso exclusivo ao projeto.
A arena é uma parceria entre nomes conhecidos do entretenimento nacional: TE2 Hospitality, Greenvalley, GDO Produções e Grupo Prime. O investimento será de R$ 35 milhões, viabilizado por meio de subconcessão com a Fraport, gestora do aeroporto.
Conforme os idealizadores, a estrutura será totalmente fixa e modular, com mais de 400 banheiros, áreas VIP, espaço gastronômico, estacionamento e acessibilidade facilitada — ao lado da Estação Aeroporto da Trensurb.
O objetivo é posicionar Porto Alegre de volta no circuito de grandes eventos, com infraestrutura definitiva para receber shows, feiras, congressos, festas e eventos religiosos.
A inspiração para o FLY 51 veio da ausência de espaços fixos e adequados na capital gaúcha. “Porto Alegre tem mais de 4 milhões de pessoas na região metropolitana e não tem um local permanente para grandes eventos”, disse Tiago Escher, um dos idealizadores do projeto, à Exame.
Mesmo após a enchente de 2024, que deixou o terreno submerso, o projeto seguiu, com recursos próprios dos investidores.
A operação será feita por um consórcio de produtores experientes, o que deve garantir uma agenda cheia desde o início. A localização privilegiada, dentro do sítio aeroportuário, também promete facilitar a logística de turnês nacionais e internacionais.