
O CBMRS (Corpo de Bombeiros Militar do Rio Grande do Sul) deslocou uma escada Magirus de Caxias do Sul para combater o incêndio de grandes proporções registrado na Praça XV, no Centro Histórico de Porto Alegre. A escada mecânica deste tipo é capaz de alcançar um prédio com até 18 andares, ou 42,2 metros na posição de combate.
De acordo com a corporação, a estrutura da Capital estava fora de operação por “manutenção preventiva”. Sem o equipamento no momento da ocorrência, o socorro ocorreu, inicialmente, com reforço no efetivo. A Magirus de Caxias do Sul chegou horas depois do início do combate ao incêndio.
O Rio Grande do Sul apenas duas escadas do tipo autoescada mecânica, ambas adquiridas em 2022 ao custo de R$ 16 milhões. Os equipamentos, conhecidos pelo nome da principal fabricante, a alemã Magirus-Deutz, ficam posicionados cada um nas duas maiores cidades do Estado.
Os equipamentos substituíram uma autoescada comprada em 1957, na gestão do governador Ildo Meneghetti (1955-1959).
Incêndio mobilizou 11 unidades e mais de 30 bombeiros
O incêndio começou por volta das 14h45, atingindo dois casarões e um prédio comercial, próximo à Praça XV de Novembro, em uma das áreas mais movimentadas da Capital. Conforme o CBMRS, 11 unidades e mais de 30 agentes atuaram na ocorrência.
Os primeiros focos de chamas surgiram no segundo pavimento de um comércio instalado em casarões antigos. O fogo se espalhou rapidamente e atingiu também algumas salas do Edifício Phoenix, ao lado. Todos os imóveis foram evacuados.
Não houve feridos por causa do fogo. Cerca de 20 pessoas foram atendidas no local. E apenas três pessoas necessitaram de atendimento médico por inalação de fumaça. Outros pacientes apresentaram sintomas leves e foram liberados após atendimento.
Seu negócio no Agora RS!
Fale com nosso time comercial e descubra como veicular campanhas de alto impacto, personalizadas para o seu público.