SERVIÇOS PÚBLICOS

ETAs voltam a operar em Porto Alegre após restabelecimento da energia

Abastecimento de água é retomado gradualmente, com prioridade para serviços essenciais

Crédito: Luciano Lanes / PMPA
Crédito: Luciano Lanes / PMPA

Porto Alegre e Rio Grande do Sul - As ETA (Estações de Tratamento de Água) Moinhos de Vento, Menino Deus, São João e Belém Novo voltaram a operar nesta terça-feira (1º), em Porto Alegre. O restabelecimento da energia elétrica ocorreu durante a madrugada e início da manhã.

A ETA Tristeza não foi afetada pelo temporal de segunda-feira (31). Conforme o Departamento Municipal de Água e Esgotos (Dmae), até as 11h, a estação que atende às Ilhas permanecia desligada devido à falta de luz.

Regiões onde há falta no fornecimento de água devido à queda na energia elétrica receberam abastecimento com caminhões-pipa do Dmae.

“Priorizamos o abastecimento dos locais com prestação de serviços essenciais, como estabelecimentos de saúde, casas de repouso, asilos e escolas”, afirma a diretora de Tratamento e Meio Ambiente do Dmae, Joice Becker.

Após o restabelecimento da luz, o retorno da água é gradual. Por isso, as áreas mais distantes e/ou altas do sistema ainda podiam ter desabastecimento ao longo do dia.

Dupla alimentação

Em nota, a prefeitura alegou que as ETAs Moinhos de Vento, São João e Menino Deus contam com dupla alimentação de energia, contratada pelo Dmae junto à CEEE Equatorial.

“O custo mensal da operação é de cerca de R$ 1,5 milhão. Mesmo assim, todas as fases disponibilizadas às estações ficaram fora de operação após a chuva”, diz o comunicado.

O que diz a CEEE Equatorial

Contatada pelo Agora RS, a concessionária emitiu a seguinte resposta:

“A CEEE Equatorial informa que a dupla alimentação de energia para as Estações de Bombeamento do DMAE vem sendo debatida desde o ano passado.

Em uma reunião no mês passado, o DMAE solicitou estudos adicionais ao que fora solicitado anteriormente, incluindo todas as EBAPs e mais estações prioritárias, para que tenham redes elétricas com caráter de exclusividade a partir de duas subestações distintas.

Na manhã desta terça-feira (01), foram apresentadas ao DMAE essas alternativas, e novos ajustes nas soluções propostas foram solicitados. Dessa forma, a CEEE iniciou imediatamente as atualizações dos estudos e orçamentos e encaminhará novamente, ainda esta semana, o resultado para manifestação da Autarquia”.