A estação hidrometeorológica Cais Mauá C6, em Porto Alegre, voltou a operar nesta sexta-feira (8). Os equipamentos foram reinstalados pelo governo do Estado, em subsituição àqueles levados pela enchente de maio de 2024.
A nova estação vai permitir a continuidade do acompanhamento do nível das águas do Guaíba e as precipitações atmosféricas na região. Conforme a Secretaria de Meio Ambiente, a estação proporciona dados essenciais para instituições como a Agência Nacional de Águas, Defesa Civil, entre outros órgãos estaduais e federais.
A titular da Sema, Marjorie Kauffmann, destacou os avanços no projeto de modernização do sistema de monitoramento. “Essa estação é de referência histórica para os níveis do Guaíba e é um primeiro ponto de recuperação da rede básica. Vamos revisitar toda a nossa rede, fortalecendo o sistema de monitoramento”, ressaltou Marjorie.
Conforme explica o diretor do DRHS, Carlos José da Silveira, essas estações de monitoramento hidrometeorológico por telemetria são uma das principais fontes de dados para a emissão de avisos e alertas hidrológicos. “Elas permitem a calibração e o processamento de modelos computacionais que estimam as condições hidrológicas”, detalhou.
A unidade instalada na Usina do Gasômetro seguirá ativa mesmo com a do Cais Mauá de volta à atividade. A operação é do SGB (Serviço Geológico Brasileiro).