TRÂNSITO

EPTC começa fase de teste de novos detectores de avanço de sinal em Porto Alegre

Equipamentos começam a operar sem multas até 28 de fevereiro e primeiros cruzamentos serão instalados ainda em janeiro.

Crédito: Lucas Barroso/Arquivo PMPA
Crédito: Lucas Barroso/Arquivo PMPA
Corsan Aegea — campanha 300x280

A EPTC (Empresa Pública de Transporte e Circulação) iniciou nesta terça-feira (6) um período experimental para o uso dos DAS (Detectores de Avanço de Sinal), conhecidos como “caetanos”, na fiscalização de trânsito em Porto Alegre. A fase, publicada no Diário Oficial do Município por meio da Resolução nº 001/2026, segue até 28 de fevereiro de 2026 e não prevê aplicação de multas neste período.

Conforme a EPTC, durante a fase educativa os equipamentos vão registrar as infrações apenas para fins de monitoramento e conscientização. Motoristas que avançarem o sinal receberão um alerta de irregularidade, sem penalidade, com o objetivo de orientar e estimular mudança de comportamento.

A aplicação das multas previstas no Código de Trânsito Brasileiro será iniciada apenas após o término do período experimental.

Primeiros detectores serão instalados em dois cruzamentos ainda em janeiro

A implantação dos detectores decorre de pregão eletrônico vencido pela empresa Talentech Tecnologia. A EPTC informou que até o fim de janeiro os equipamentos estarão instalados nos dois primeiros cruzamentos definidos a partir de estudo técnico:

  • avenida Protásio Alves com a rua Vicente da Fontoura
  • avenida Bento Gonçalves com a avenida Princesa Isabel

O edital prevê a instalação de equipamentos em 15 cruzamentos da Capital, com prazo de até 150 dias para que o sistema esteja totalmente operacional.

Os detectores serão instalados com tecnologia de sensores não intrusiva ao pavimento e o contrato inclui manutenção, extração e transmissão remota de dados.

Respeito ao semáforo foi fator de risco em mortes no trânsito em 2025

A EPTC afirma que a adoção dos detectores busca reforçar as ações educativas e reduzir sinistros. Levantamentos do Programa Vida no Trânsito indicam que, em 2025, o desrespeito ao sinal de pare ou ao semáforo foi o principal fator de risco identificado nos sinistros com morte em Porto Alegre.

A empresa também informou que fará divulgação do período experimental por meio de campanhas educativas e comunicados oficiais.

Seu negócio no Agora RS!

Fale com nosso time comercial e descubra como veicular campanhas de alto impacto, personalizadas para o seu público.